25 de agosto de 2010

Começa a Confusão

O presidente da Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Serra Pelada, Coomigasp, Gessé Simão de Melo, convocou uma Assembléia Geral para o próximo sábado, 28, para tratar da aprovação de aditivos do processo de parceria com a empresa Colossus, propostos pelo governo federal, através do Ministério do Meio Ambiente. De acordo com Gessé Simão, já foram realizadas pré-assembléias com todas as 15 delegacias regionais dos estados que fazem parte da cooperativa, com o intuito de dar celeridade ao início da extração de minérios no garimpo de Serra Pelada.

A empresa canadense Colossus firmou parceria com a Coomigasp para a extração mecanizada de ouro no distrito de Serra Pelada. Desde que a parceria foi firmada, iniciou-se uma grande celeuma relativa aos direitos dos garimpeiros e o quantitativo que seria repassado para os filiados. Por conta do impasse, filiados do Sindicato dos Garimpeiros de Serra Pelada, Singasp, querem a criação de um Conselho Gestor para dirimir questões relativas à administração patrimonial do garimpo. A idéia é fazer uma administração conjunta, com a participação do Governo Federal e Estadual, juntamente com o município de Curionópolis.

De acordo com a diretoria do Sindicato, a administração de todas as finanças de Serra Pelada, hoje sob o controle da Caixa Econômica Federal, e ainda o ouro guardado no Banco Central e na Casa da Moeda passariam a tutela do Conselho Gestor, que deverá usar o dinheiro para suprir as necessidades das cooperativas e em projetos de manejo a serem implantados no garimpo. Por outro lado, a Associação dos Garimpeiros de Serra Pelada, Agasp, continua denunciando, através de suas lideranças, que os garimpeiros estão sendo ludibriados pelos governos e por grupos que defendem apenas interesses particulares.

Para a classe garimpeira, a mineradora está tentando instalar seus funcionários sem considerar o impacto do projeto no cotidiano da comunidade. Atualmente, cerca de 7 mil pessoas residem no Distrito de Serra Pelada, pertencente ao município de Curionópolis.
Fonte: O Liberal

Nenhum comentário: