2 de maio de 2014

Como seremos enganados por esta Avaliação Ambiental Integrada - AAI - que vai ser apresentada no dia 06 de maio



Para subsidiar a apresentação do Seminário Público da Avaliação Ambiental Integrada da Bacia do Rio Tapajós precisamos entender o que significa este componente no estudo. Então fica assim:
Inicialmente, deve ser apresentado em resumo o cenário de desenvolvimento socioeconômico de longo prazo elaborado para a região, considerando o estágio de conservação dos recursos naturais e sem considerar a exploração do potencial hidrelétrico proposto pela alternativa.
Em seguida, deve ser apresentado o cenário de longo prazo que contempla todos os empreendimentos que compõem a alternativa selecionada implantados, apontando os principais efeitos desta implantação, incluindo os cumulativos e sinérgicos. Deverão ser destacados e localizados os processos socioambientais mais relevantes e os conflitos mais significativos para a bacia neste cenário futuro, enfatizando aqueles que deverão ser considerados na concepção e implantação dos futuros empreendimentos.
Devem ser identificadas e mapeadas as áreas de fragilidade e de “potencialidade socioeconômica. Devem ser apresentados os indicadores de sustentabilidade socioambiental da bacia, que serviram de referencia para a formulação das Diretrizes e Recomendações. Fonte: Manual de inventário hidrelétrico de bacias hidrográficas


Apesar do Manual orientar quanto às apresentações de estudos (Os dados coletados, analisados e processados devem ser descritos no Relatório Geral ou nos Apêndices específicos - Manual, pg. 611), o Grupo de Estudos Tapajós, coordenado pela Eletrobras, já entregou o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica da Usina de São Luiz do Tapajós (EVTE) à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), na última semana. Quer dizer que o Apêndice descrito como Avaliação Ambiental Integrada já faz parte do estudo. E pronto.

Quer dizer que estamos sendo ludibriados por este grupo?
A apresentação vai ser só pra cumprir tabela?
E agora? Vamos reclamar pra quem? 

****************************************************************************************************
Observação pertinente a ser usada como desculpa pelo Grupo:

 "Conforme já mencionado, a AAI da alternativa selecionada poderá vir a ser utilizada como um documento autônomo do relatório dos Estudos de Inventário." 
(pag. 600, Manual).


Nenhum comentário: