15 de janeiro de 2011

Notas Minerais...

  1. Pesquisa busca soluções para tratamentos de rejeitos da mineração: O projeto, coordenado pelo professor Alexandre Amaral Leitão, foi contemplado por meio de edital da Fapemig, que recebe apoio da mineradora Vale S.A.A lama vermelha é tóxica, trazendo riscos ao meio ambiente. Ela pode contaminar o solo e lençóis freáticos por conta da concentração de metais pesados e de sua alta alcalinidade. Esse rejeito é produzido em grandes quantidades e se acumula em reservatórios gigantescos por não ter hoje qualquer aplicabilidade. No final de 2010, o rompimento de um dique de contenção de lama vermelha na Hungria matou quatro pessoas e feriu mais de 120. Houve contaminação de diversas cidades e até mesmo do rio Danúbio, o segundo maior da Europa. A intenção da pesquisa é fazer com que o tratamento desses resíduos da lama vermelha gere compostos pertencentes à classe das argilas, utilizadas para grande variedade de aplicações como a catálise química industrial, adsorção de poluentes ou compósitos emissores de luz. 
  2. A partir de janeiro, o sistema começará a receber o Relatório Anual de Lavra (RAL), exercício 2011 - ano-base 2010. O aplicativo segue a mesma concepção das versões anteriores, sendo familiar àqueles que procuram o DNPM anualmente para entregarem o relatório anual de atividades. Para acessar o novo sistema, o usuário deverá buscar a página do DNPM na Internet e preencher a ficha cadastral, conforme dispõe a Portaria n. 270, de 10/07/2008, que instituiu o Cadastro de Titulares de Direitos Minerários (CTDM).

Um comentário:

José María Souza Costa disse...

Parabens pelo blogue e pela postagem
Passei aqui lendo o que tem pra ler. E observando o que tem para observar. E Exaltando o que tem de ser Exaltado. Estou lhe desejando um Tempo de Harmonia e de muita Inspiração. Entendo ter um blogue Agradavel, muito bom e Interessante. Eu, também tenho um. Muito Simplório por sinal. E estou lhe Convidando a Visitá-lo e, mais. Se possivel Seguirmos juntos por eles. Estarei Muito Grato esperando por Você lá.
Abraços de verdade e, fique com DEUS