Fonte: Portal ORMPesquisa Ibope aponta Simão Jatene na frente
O candidato Simão Jatene (PSDB) aparece na frente na corrida pelo Governo do Estado, segundo a primeira pesquisa Ibope de intenção de voto no Pará. Na avaliação estimulada, o tucano aparece com 43% das intenções de voto, contra 33% da adversária Ana Júlia Carepa (PT).
Em terceiro lugar está Domingos Juvenil (PMDB), com 6%. Os candidatos Fernando Carneiro (PSOL) e Cleber Rabelo (PSTU) aparecem empatados na quarta colocação, com 2% da preferência do eleitorado paraense. Os votos brancos, nulos ou indecisos somam 14%. A margem de erro máxima estimada da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos. Isso indica que Jatene pode ter entre 40% e 46% e Ana Júlia, entre 30% e 36%.
A pesquisa foi encomendada pela TV Liberal. O Ibope ouviu 812 eleitores com mais de 16 anos entre os dias 24 e 26 de agosto nas regiões Nordeste, Baixo Amazonas, Marajó, Sudoeste, Metropolitana e Sudeste do Pará. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará, sob o protocolo nº 14954/2010, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 26140/2010.
Entre os pesquisados estavam eleitores com grau de escolaridade até a 4ª série do ensino fundamental; 5ª a 8ª do ensino fundamental; ensino médio e superior. Participaram pessoas de ambos os sexos, com renda de até um salário mínimo; entre um e dois salários mínimos; e superior a dois salários mínimos.
No caso da pesquisa espontânea, em que não são apresentados ao entrevistado os nomes dos candidatos, Simão Jatene conta com 29% das intenções de votos, contra 18% de Ana Júlia. O candidato Domingos Juvenil tem 4% e os demais têm 1% da preferência entre os paraenses. Os votos brancos, nulos ou indecisos totalizam 47%. Se contabilizados apenas os votos válidos, o candidato tucano seria eleito no primeiro turno, com 51% das intenções de votos, contra 38% da candidata petista.
A pesquisa feita pelo Ibope mostra ainda o índice de rejeição dos candidatos. Um total de 41% dos pesquisados apontou que não votaria em Ana Júlia de jeito nenhum. No caso de Simão Jatene, 21% reprovam o candidato. Já Domingos Juvenil possui uma rejeição de 14%, seguida de 11% para Cleber Rabelo e 10% para Fernando Carneiro.
Segundo o Ibope, a maior rejeição de Ana Júlia foi registrada em Belém (47%). Da mesma forma, ocorre com o cadidato tucano, que é menos cotado entre os eleitores da capital paraense, com 26% de rejeição.
O levantamento foi feito através do modelo de amostragem, utilizando conglomerados em três estágios. No primeiro deles, os municípios foram selecionados probabilisticamente através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), com base na população de votantes de cada município. Já no segundo estágio são selecionados os conglomerados com PPT sistemática, conforme a população de 16 anos ou mais, residentes nos setores. Por último, em cada conglomerado foi selecionado um número fixo de eleitores.
Presidência - A pesquisa Ibope também avaliou a opinião dos eleitores paraenses em relação à Presidência da República. No Pará, a presidenciável Dilma Rousseff (PT) detém 52% das intenções de voto, contra 31% de José Serra (PSDB). A candidata Marina Silva (PV) está em terceiro, com 9% da preferência. Zé Maria (PSTU) foi apontado por 1% dos eleitores do Estado. Os candidatos Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Plínio de Arruda (PSOL) e Rui Pimenta (PCO) não foram indicados. Os votos brancos, nulos ou indecisos totalizaram 6% entre o eleitorado paraense.
Os números do Ibope mostram que 79% dos eleitores de Ana Júlia devem também votar em Dilma, assim como 40% dos eleitores de Simão Jatene querem ver a candidata petista na Presidência da República. No caso de José Serra, 14% dos eleitores de Ana Júlia e 49% dos eleitores de Jatene preferem o presidenciável tucano. A candidata Marina Silva detém 4% dos eleitores da candidata petista ao governo do Estado e 9% dos eleitores de Simão Jatene.
30 de agosto de 2010
Pronto! Das páginas dos jornais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
O povo não permitirá retrocesso dos vendilhões do patrimônio público; dos assassinos da curva do S em Eldorado; do achatamento salarial de mais de 75% de nosso salário;da ausência da administração estadual nos municípios e que motivou o sentimento separatista existente; da insensibilidade para com a exclusão social e os mais necessitados. Está claro sim, a grande diferença existente entre o projeto de governo do PT e o do PSDB!Quanto a pesquisa basta lembrar que este mesmo IBOPE já errou e feio aqui mesmo neste Estado quando previu a vitória de Almir contra a própria Ana Júlia em 2006. A Globo e suas afiliadas tem dessas coisas! Não esquecer que uma das primeiras medidas do atual governo estadual foi o de acabar com a mamata da Tv Liberal, que usava as retransmissoras da Funtelpa e ainda recebia do governo tucano por usá-las. Passem mais tarde! Fora tucanada!
Cara Cláudia
cada um tem a sua opinião a respeito deste governo.
A sua deve ser respeitada e aplaudida, mas deveremos pensar mais sobre a forma com que este governo agiu para cumprir suas promessas eleitoreiras.
Eu, particularmente, apesar de ter pessoas de minha profunda afinidade entre seus dirigentes maiores tenho sérias restrições sobre o que você afirma. Não em relação às pesquisas que são motivadas para que o povo que "nos ouve e lê" seja incentivado a votar naquele que está na frente. Ou, no caso de Almir Gabriel, se sinta motivado para derrotar um pol´tico que não teve a humildade de reconhecer que seu "império" havia acabado. Mas em relação às obras anunciadas, onde não encontro nada que tenha sido de autoria do atual governo, excluindo a INCLUSÃO DIGITAL, que não soma nada ao desenvolvimento nas áreas de saúde, educação, segurança pública e saneamento público. Em Santarém até hoje há descaso com o abastecimento de água; com o atendimento à saúde; com os dejetos sendo lançados no rio Tapajós e assim por diante. Então pergunto: qual foi o plano de governo estadual prometido e cumprido para esta região?
Prezado Jubal,
Da forma como foi colocado o Programa Navegapará, o maior programa de inclusão digital do Brasil e exemplo para o próprio governo federal e outros países, com a sua afirmação de que "não soma nada ao desenvolvimento nas áreas de saúde, educação, segurança pública e saneamento público", prefiro me abster do diálogo.
Claro, Cláudia.
Obrigado por não ter argumentos sólidos para me contradizer.
Prezado Jubal,
Volto por não ter ficado em paz com a minha consciência e deixo, para seu deleite, o endereço www.anajulia13.com.br/pcg, para que possa tomar conhecimento sobre o que foi feito pelo atual governo,
Sds,
Cláudia
Fique fria, Cláudia.
Sua consciencia não deveria lhe perturbar por acreditar nas propagandas governistas atuais.
Obrigado pela dica.
Ficaria grata se confirmasse o que está "nas propagandas governistas atuais", como afetas ao município de Santarém.
Bom final de semana!
Ops! Pensei que se referia ao ainda estado do Pará!
E aqui em Itaituba, Trairão, N. Progresso, Jacareacanga, Aveiro, Rurópolis pensávamos fazer parte do mesmo.
Por exemplo, está sendo divulgado que existe hemodiálise em Itaituba nas propagandas políticas. Onde mesmo? Queria até o endereço desse local, se vc puder me enviar pra avisar aos sofredores. Por favor!
Em tempo, gostaria que divulgasse.
O estado do Pará inaugurou ontem (4), no município de Medicilândia, a primeira fábrica de chocolate da Amazônia. Os recursos para o empreendimento são do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).
Medicilândia, segundo a Secretaria de Agricultura do Pará, é o maior produtor de cacau do país e o estado só perde para a Bahia no cultivo do fruto. O projeto faz parte do plano de expansão da lavoura cacaueira da Sagri.
A área plantada chega a 69 mil hectares e a produtividade é de 750 toneladas por hectare. Desse total, 400 toneladas são de cacau orgânico com certificação internacional destinadas à exportação.
Segundo dados da secretaria, a Áustria, é um dos principais destinos do cacau orgânico produzido na região.
Na fábrica, serão processadas 360 toneladas de amêndoas por ano, inicialmente, para a produção de 400 toneladas de chocolate, que devem ser consumidas internamente, incluindo a merenda escolar da região. Outra parte será destinada à indústria paulista.
O município, que homenageia o ex-presidente Emílio Garrastazu Médici, pertence à microrregião de Altamira. A sede está localizada na BR-230 (Rodovia Transamazônica), distante 90 quilômetros da cidade de Altamira situada às margens do Rio Xingu.
Fonte: Portal Exame
PS.
Irei verificar e retorno! No endereço que enviei(www,anajulia13.com.br/pcg), existem várias formas de consulta, inclusive por município, todos do Estado do Pará, é lógico!
Obrigada!
Então explique isso: "segundo a Secretaria de Agricultura do Pará, é o maior produtor de cacau do país e o estado só perde para a Bahia no cultivo do fruto."
Como pode ser tão desconcertante uma propaganda infeliz? Se é o maior produtor de cacau do país, como a Bahia ganha no cultivo do fruto?
Tscs..tscs...
Estou retornando, para confirmar que realmente não existe o endereço em Itaituba, até porque não existe em qualquer "propaganda política", do governo Ana Júlia nenhuma referência a essa localidade como tendo sido beneficiada pelo serviço de hemodiálise.Basta assistir ao horário eleitoral e confirmar o que afirmo. Falta argumento (?) ou faz parte de afirmação, sem fundamento, para confundir os incautos, como é bem do feitio da velha e conhecida direita, que foi também capaz de incutir na população, por muito tempo, que comunista "comia criancinha" e outras coisas do gênero? Os tempos são outros! Hoje em dia já quase ninguém "cai" mais nessas inverdades!O povo sabe quem realmente está do se lado!
Voce não consegue explicar nada mesmo!
Não precisa esquentar mais sua cabecinha em tentativas vãs.
Já tá dominada pelo prazer de ser do lado que está no poder.
Mas não esqueça que " o poder é tão sério como instável; tão fugaz como a gota d'água deixada pela chuva. Quem não sabe manter com justiça, verdade e energia o perde como um fabuloso tesouro que o homem sonha possuir e ao acordar não tem nada".
Este é o PT. Um sonho. Sós.
Postar um comentário