10 de junho de 2010

Nem por ar...

Do Blog do Piteira:
  • O município de Monte Alegre, no Oeste do Pará, recebe, na próxima segunda-feira, três patrulhas agrícolas, todas adquiridas com recursos do Orçamento da União, com a intermediação dos deputados federais Wladimir Costa Elcione Barbalho, ambos do PMDB. Duas delas por Elcione.

    Há quinze dias que já circula pela cidade o novo caminhão papa-lixo, adquirido com recursos do Orçamento do Estado, através de emenda parlamentar da deputada Josefina Carmo, também do PMDB.

    No dia 19, se ela conseguir lá chegar, será a vez da governadora Ana Júlia entregar aquelas máquinas tão festejadas e adquiridas com recursos advindos de empréstimo financeiro junto ao Bndes, com autorização dos deputados estaduais.

    É que ela não poderá chegar por via aérea, como de costume, pois o aeroporto local, de responsabilidade do próprio Estado, está interditado desde o início de maio passado. No dia 12 de abril passado, um cachorro foi atropelado por uma aeronave, quase causando um acidente de consequências graves. (In)Felizmente, só o cachorro morreu.

    Inaugurado em 2001, quando Almir Gabriel era governador do Estado, o aeródromo nunca recebeu manutenção, especialmente sua cerca de proteção, por onde moradores de um bairro ao lado, além de animais, passam e cruzam a pista de operações. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizou inspeção e - pimba! - interditou aquela unidade aeroportuária.

    O fechamento do aeroporto impede o resgate de pacientes graves, o transporte de malotes postais e bancários e, no dia 19 de junho, vai impedir o pouso da comitiva aérea da governadora Ana Júlia. Felizmente, as máquinas vão chegar pelo rio.

    A cidade está sem dinheiro. As agências do BB, Basa e Banpará, entregues às moscas. Dá pra imaginar agência bancária sem dinheiro? Hospital sem médico ou enfermeiro? Agricultor sem arado, enxada ou facão? Não há dinheiro nem para pagamento do funcionalismo ou dos beneficiários dos programas sociais do governo federal.

    "Felizes da vida", a população se prepara para fazer uma recepção inesquecível à governadora Ana Júlia, no dia 19, caso ela consiga lá chegar.

    Hoje, a deputada Josefina Carmo mandou protocolar moção parlamentar, no Palácio dos Despachos, solicitando à governadora Ana Júlia que determine a realização, em caráter emergencial, das obras e serviços exigidos pela Anac para liberar o aeroporto.

Nenhum comentário: