5 de janeiro de 2010

Inscrições para bolsas de doutorado na Alemanha

Estão abertas até 5 de março as inscrições do programa conjunto DAAD-Capes-CNPq 2010/2011 para seleção de bolsistas de doutorado para a Alemanha. Inscrições vão até 5 de março de 2010.

São oferecidas bolsas para doutorado integral, doutorado sanduíche e duplo doutorado. O programa abrange todas as áreas de pesquisa. É exigido conhecimento do idioma alemão em nível intermediário apenas dos candidatos da área de ciências humanas.

Entretanto, todos devem fazer teste prévio de nivelamento, conforme o edital e orientações no site do DAAD (vide abaixo). Os candidatos devem ter mestrado (concluído no máximo até o fim do primeiro semestre de 2010) e, no caso das modalidades sanduíche e duplo doutorado, estar matriculados em programa de doutorado brasileiro.

Para o duplo doutorado, é necessário que os regulamentos dos programas de pós-graduação das universidades brasileira (na qual o candidato está matriculado) e alemã (para a qual pretende ir) prevejam a possibilidade da dupla titulação.

Verifique os requisitos completos e a orientação para sua candidatura, bem como outras informações, no site do DAAD: http://rio.daad.de/shared/doutorado.htm .

O DAAD é a maior organização de fomento ao intercâmbio acadêmico e científico do mundo. Seu orçamento atual ultrapassa os 300 milhões de euros e seus programas beneficiam anualmente mais de 57 mil estudantes, professores, pesquisadores e gestores universitários, alemães e estrangeiros.

Fonte: Rafaela Giordano
Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
Deutscher Akademischer Austauschdienst
Rua Pres. Carlos de Campos, 417
22231-080 Rio de Janeiro RJ
telefone +55 (21) 2553 3296
fax +55 (21) 2553 9261
email rafaela@daad.org.br
web http://rio.daad.de - www.daad.de

Nenhum comentário: