25 de março de 2009

Como Funcionar?

Uma mesa-redonda que contou com pesquisadores do Brasil, Colômbia e Peru, na Reunião Regional da SBPC, em Tabatinga (AM) esteve discutindo “Por que não funcionam os projetos de desenvolvimento na Amazônia?”. Algumas explicações bem simples foram essas aqui:

Do lado da Colômbia, a explicação está em questões físicas. O governo central, localizado na parte andina do País, sempre viveu de costas para a região amazônica, embora esta represente 47% do território nacional.

Do lado Brasil, a questão é geodésica. Quando o artigo 149 da Constituição de 1946 determinou que 3% da receita do governo federal seriam destinados ao desenvolvimento da região, vários Estados se candidataram para integrar a chamada Amazônia Legal. Hoje, com o avanço do agronegócio, há uma tendência inversa, com alguns querendo fugir das travas impostas pela necessidade de preservação ambiental.

Pelo lado peruano, o problema é que os projetos de desenvolvimento não consideram o comportamento natural do homem da floresta; querem que ele aja segundo as regras do capitalismo.

Leia mais aqui.

Nenhum comentário: