24 de fevereiro de 2009

DENÚNCIA EM SERRA PELADA

O Sindicato dos Garimpeiros de Serra Pelada (Singasp) entregou ao jornal Brasil de Fato um dossiê-denúncia sobre a atual disputa pelo ouro de Serra Pelada. Segundo o documento, o que está em questão é uma série de irregularidades na parceria entre a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) e a empresa canadense Colossus Geologia e Participações Ltda, pelo direito de "pesquisa, desenvolvimento e a lavra do minério primário (subterrâneo) de ouro e todos os outros metais e minerais associados que vierem a ser encontrados na área abrangida pelo Alvará de Pesquisa nº 1485, Processo DNPM nº 850.425/1990".

Uma área de 100 hectares, que pode conter, de acordo com as primeiras sondagens, entre outros minérios, cerca de 600 toneladas de ouro (avaliadas hoje em aproximadamente R$ 42 bilhões), cujo direito à exploração estaria sendo irregularmente repassado, por cerca de R$ 16 milhões (mais prêmios, proporcionalmente restritos), para grupos internacionais explorarem, de início, cerca de 75 % e, conseqüentemente, especularem nos websites e bolsas do mundo.

Nosso jornal pôde averiguar que a empresa canadense, de fato, já está anunciando as perspectivas de exploração em seu site (www.colossusminerals.com ) Constatamos também que suas ações tiveram um grande salto após os anúncios da operação e a realização do IPO de suas ações antes mesmo de se consolidar totalmente o convênio (www.stockcharts.com).
Leia mais aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

acho as informaçõs muitas importantes mais gostaria de algo mais especificos sobre como anda as analises dos solos como é que esta as formas de pagamento dos garimpeiros e se possivel me fale o site onde possa encontrar e saber maais rapidos as noticias.

Marcílio Rocha disse...

Muito interessante a denúncia. Moro em Serra Pelada e conheço parte da realidade, pois tem muita se aproveitando dos garimpeiros de Serra Pelada, fazendo contratos às escondidas com empresas fajutas, sem compromisso com a classe garimpeira.

Abraços