26 de março de 2008

Rodovia ou Ferrovia?

Há anos se discute qual seria o meio de escoamento de produtos agropecuários, que atenderia aos anseios dos habitantes das promessas de "integrar para não entregar".
Não importa qual meio de transporte (ferrovia ou rodovia) vai ser instalado desde que contemple a vida dos colonos, instalados ao longo das rodovias federais e dedicada à produção de hortifrutigranjeiros e grãos.
O "efeito espinha de peixe", comum ao longo das rodovias e produzido pelas vicinais, atualmente discutido e o aumento em prostituição, doenças e impactos ambientais significativos devem ser observados e estudados com profundidade, para que se encontre mecanismos eficientes de preservação do meio ambiente aliado ao desenvolvimento sustentável da região.
A criação de unidades de conservação ao longo das rodovias poderá dar resultado, se for implantado métodos de acompanhamento constante contra a ocupação desordenada.
Enquanto isso:
"Para o Ministério do Meio Ambiente, são necessários “estudos mais aprofundados” que permitam avaliar as diferenças significativas entre impactos ambientais de rodovias e ferrovias. De acordo com Fernanda Cândido, assessora do Departamento de Combate ao Desmatamento, a substituição não está sendo discutida pelo governo.
“Isso é uma questão que tem de ser discutida com outros ministérios, não envolve só uma análise ambiental: entram outros critérios, principalmente critérios econômicos”, afirmou"
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