O número foi compilado pelo Serviço Florestal Brasileiro. É superlativo, como tudo o mais que vem da Amazônia. Estamos falando de quase 23% do território nacional, ou duas vezes a área da região Sudeste, ou o equivalente à área do México.
O mapa com a localização dessas florestas poderá ser visto na internet a partir de hoje, quando o serviço florestal (http://www.sfb.gov.br/) lança a primeira versão do Cadastro Nacional das Florestas Públicas.
Esse registro pode ser comparado a uma certidão de nascimento das florestas brasileiras em posse do governo federal. Ele reúne, em uma só base de dados, todas as unidades de conservação federais, reservas extrativistas e terras arrecadadas pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e outros órgãos públicos que ainda não foram destinadas a nenhum uso.
Fonte: Ecodebate
2 comentários:
hoje e possivel se fabricar papael e celulose com qualidade superior ao eucalipto ,porque ainda insistem neste metodo?
cada arvora mantido no seu ambiente vale muito para o processo ambiental nao acham ?
"hoje e possivel se fabricar papael e celulose com qualidade superior ao eucalipto".
É possível, como? Com qual outra espécie florestal, então?
Acho, que aida insistem neste método pq são décadas e mais décadas de pesquisa científica vizando o lucro "verde".
Sim acho, que cada árvore mantida no seu ambiente vale muito mais para o processo ambiental. Usando mais ou menos as palavras de Sebastião Renato Valverde, Engenheiro Florestal, Mestre e Doutor em Manejo e professor de Política e Gestão Florestal. "O custo de oportunidade das florestas é no mínimo a receita anual que a cultura agrícola rende para o produtor. Lamentavelmente, meio ambiente tornou-se prostíbulo." As florestas são as putas do meio ambiente mais viáveis deitadas do que em pé. Por não conseguirmos até hoje viabilizar um mercado florestal que valorize à altura os prodtos da floresta.
Postar um comentário