17 de julho de 2018

E assim se comemora o Dia do Garimpeiro!


Três eventos vão movimentar a cidade de Peixoto de Azevedo, no Mato Grosso, entre os dias 19 e 21 de julho. Dois deles terão foco técnico-científico: o 4º Seminário das Províncias Metalogenéticas Brasileiras - Província Aurífera Juruena – Teles Pires, promovido pela CPRM com apoio da Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), que completa 10 anos em julho, e a Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat); e o 1º Fórum das Cooperativas do Ramo Mineral, promovido pelo Sistema OCB/MT, com apoio da Coogavepe. Ambos terão inscrições gratuitas, porém limitadas.
Em comemoração ao Dia Nacional do Garimpeiro, a Coogavepe promove nos dias 20 e 21 de julho, em parceria com a prefeitura, a Festa dos Garimpeiros, que contará com shows regionais e do cantor Amado Batista, além de feira de negócios. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.
O 1º Fórum das Cooperativas do Ramo Mineral ocorrerá no dia 21 de julho, das 13h às 16h30, na Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo. A programação inclui os seguintes temas: autorização do titular do direito mineral para comercialização e a participação das cooperativas nos leilões de área, criação das reservas garimpeiras, apresentação das demandas das cooperativas do ramo mineral e atuação da OCB Nacional e o CPRM.
(Conexão Mineral)
É assim que Peixoto de Azevedo homenageia os garimpeiros, enquanto em Itaituba, que se diz dependente de 70% da produção dos garimpos, será realizado um bingo, para custear um Movimento de Legalização dos Garimpos, o qual nunca prestou contas do dinheiro arrecadado!

Nenhum comentário: