3 de junho de 2014

Uma semana importante para Itaituba

Nesta semana teremos eventos importantes para a região e, muito mais, para este município.

Talvez o mais importante - e poucos dão o devido valor - seja a programação referente ao Meio Ambiente. Pena que nem a lei que trata da política tenha uma visão mais ampla e demorada sobre o principal membro do meio: o homem!
As discussões são voltadas para as obras, para a fauna, flora...e muito pouco para o ser humano. Este parece ser o menos importante na cadeia ambiental, nesta Amazônia idealizada por verdes, amarelos, negros e brancos.
Vejamos: a programação da SEMMAP indica para palestras no dia 06/06, a discussão sobre Hidrelétricas e seus impactos para o município de Itaituba” com participação de Dudimar Paxiúba e às 19:45 palestra com o tema “Vantagens sobre a construção das hidrelétricas” com participação de Nicias Ribeiro, Secretaria Estadual para Assuntos de Energia.
Eu, particularmente, só espero que o deputado federal Dudimar se empenhe em mostrar a parte parlamentar e jurídica dos impactos, pois discorrer sobre os problemas ambientais, econômicos e sociais da bacia seria uma afronta técnica aos biólogos, engenheiros, antropólogos e demais consultores.
Já sabemos que o professor e ex-deputado federal Nicias Ribeiro vai falar a favor das hidrelétricas. Falar sobre as condicionantes e compensações financeiras não será novidade. O que ele vai dizer que não sabemos é a icógnita.

Outro programa interessante é a reunião com o Ministério do Planejamento e as prefeituras do Consórcio Tapajós para dar continuidade a ADT - Agenda de Desenvolvimento Territorial, nos dias 05 e 06/junho/2014.

Nenhum comentário: