15 de outubro de 2012

Vencedores e Vencidos?

Acabada a apuração das eleições em Itaituba começa a avaliação de quem foi vencedor e quem foi vencido.

Nas urnas, para o cargo majoritário foi vencedora a candidata Eliene Nunes.
Mas, ao analisar os acordos divulgados por terceiros terá ela a gestão municipal em suas mãos? Ainda não sabemos qual será a composição de seus cargos de alto escalão. A "rádio cipó" anuncia que o secretário de Administração será o César Aguiar, o secretário de Meio Ambiente é o Dirceu Frederico, o diretor de Compras será o Paulo Gilson, o da Saúde é a Horalice e assim por diante. Não se discute a competência de cada um deles nos cargos indicados, mas qual o grau de comprometimento com os cargos em virtude da sua "inserção" na campanha. O ex-prefeito Roselito Soares, por sua participação ativa terá influencia na indicação de algum apadrinhado? O vice-prefeito eleito Dico poderá indicar alguém para compor o quadro executivo ou só alguns gatos pingados de terceira classe?  E os vereadores eleitos que fazem parte do grupo de apoio serão ouvidos?
Todas as indagações serão respondidas em breve e esperamos que a prefeita seja a real gestora municipal para o bem do município.

Também, segundo o resultado das urnas o perdedor foi o atual prefeito Valmir Climaco.
Mas, diferentemente da candidata vencedora, o prefeito tinha uma equipe nas suas mãos e não precisaria barganhar com nenhum aliado para continuar governando. As mudanças em seu secretariado seriam naturais, impostas pelas necessidades de mover as peças, em virtude da perda de membros de alta confiança como o Paulo Correa, por exemplo.
Assim as concessões a serem feitas seriam mínimas.

Ao final de tudo vejo dificuldades consideráveis a serem realizadas, mas todas serão ultrapassadas se houver o efetivo comando da próxima prefeita.

Nenhum comentário: