6 de outubro de 2010

Leilão de Energia

Do Setorial News:
O Ministério de Minas e Energia marcou para o dia 17 de dezembro o segundo leilão A-5 deste ano, que vai negociar a energia proveniente de novos projetos de fonte hídrica (hidrelétricas e PCHs) com início de suprimento a partir de 1° de janeiro de 2015.
Segundo a portaria publicada pelo Ministério, a energia será contratada na modalidade por quantidade, com prazo de duração de 30 anos. No entanto, o documento não informa o preço-teto para a venda da energia. Também não foi divulgado quais as hidrelétricas que terão as concessões licitadas. O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasqui, informou na semana passada que cinco usinas poderiam ser disputadas no evento de dezembro, entre elas estão: Teles Pires e Sinop (MT), São Roque (SC), Castelhano e Ribeiro Gonçalves (PI).
Energia velha - Já a disputa pela energia proveniente de empreendimentos já existentes, denominada “energia velha” será no dia 10 de dezembro, segundo o Ministério. Este leilão, conhecido por A-1, tem início de fornecimento no ano seguinte a contratação, neste caso, a partir de janeiro de 2011. O prazo do contrato será de três anos.
A energia proveniente de fonte térmica, inclusive biomassa, poderá ser contratada pelo critério de disponibilidade ou quantidade de energia; a decisão será do empreendedor.
A energia proveniente de outras fontes será objeto de contrato por quantidade de energia elétrica.

Nenhum comentário: