Uma comitiva do estado do Amapá debateu ontem (13), em Brasília, a situação da mina de ouro de Lourenço, no município de Calçoene (385 km de Macapá). Participaram da discussão o senador José Sarney e o ouvidor do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) Paulo Ribeiro de Santana.Querem usar a Serra como modelo de parceria que vai dar certo. Lá os garimpeiros vão "bamburrar", com certeza!
A informação é do Diário do Amapá. Segundo o jornal, Sarney sugeriu que a melhor condição para se explorar o garimpo seria a de seguir o modelo utilizado na retomada do garimpo de Serra Pelada (PA).
"O modelo de Serra Pelada deu certo. Ele é a referência", disse Sarney, lembrando que legalizar o garimpo é a primeira etapa para se conseguir a Concessão de Lavra. Para tanto, seria necessário formalizar a Cooperativa dos Garimpeiros de Lourenço.
O dirigente do DNPM, Paulo Ribeiro, disse que, após a formalização, o próximo passo seria a associação da cooperativa dos garimpeiros a uma empresa do ramo, viabilizando a retomada da atividade, por meio da mineração mecanizada, no antigo garimpo de Lourenço.
Mais uma fábica de votos sendo criada para perpetuar os "matusa" do poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário