28 de fevereiro de 2010

Movimento Anti Corrupção

O Movimento Anticorrupção na Engenharia foi lançado dia 22/02, durante a 5ª edição do Encontro de Lideranças, em Brasília. O evento é promovido pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), que abrange mais de 800 mil profissionais e 200 mil empresas.

O objetivo é, não apenas conscientizar as pessoas, mas propor medidas que levem ao aperfeiçoamento dos processos de contratação e fiscalização de obras e serviços na área tecnológica, aumentando a transparência no setor público e privado, aprimorando as leis e encorajando empresários e profissionais liberais a abrirem mão de práticas corruptas.

Dados da Transparência Internacional indicam que, atualmente, a perda devido à corrupção na Engenharia chega a U$ 5 trilhões em todo o mundo, o que corresponde a cerca de 10% dos projetos de infraestrutura. Por outro lado, segundo o Relatório Global de Corrupção 2009, empresas com programas de combate à corrupção e normas éticas sofrem até 50% menos corrupção e estão menos sujeitas a perder oportunidades de negócios.

Nenhum comentário: