21 de dezembro de 2009

A Morte de um Batalhador pelo Meio Ambiente

Do Amazônia:

Glenn Switkes, ambientalista e diretor da International Rivers, morreu na madrugada de hoje (21), à 1h45, no Hospital Samaritano, em São Paulo.  Ele sofria de câncer nos pulmões, em estado terminal.

O ambientalista era americano, mas vivia no Brasil, onde era responsável pela campanha na América Latina da organização International Rivers.
Ele se uniu à organização em 1994 para facilitar a articulação de uma campanha contra um projeto de hidrovia, que pretendia abrir um canal de navegação através da segunda maior bacia hidrográfica da América Latina, com potenciais danos ao meio ambiente, em espacial ao Pantanal.
Mais recentemente, Switkes ajudava a facilitar a criação de uma rede de grupos que trabalhassem pela proteção dos rios da Amazônia, particularmente à luz dos planos de se construir um complexo de 70 grandes barragens na região, e de converter três dos principais afluente do rio Amazonas - Madeira, Tapajós e Xingu - em hidrovias industriais.

Recentemente. Glenn esteve em Itaituba num simpósio organizado para discutir a implantação das Hidrelétricas do Tapajós.

Nenhum comentário: