8 de julho de 2009

Garimpo Fechado e Autuado

Uma operação organizada pelo Ministério do Meio Ambiente fechou nesta segunda-feira (6) uma mineradora em Carmo, na Região Norte Fluminense. Segundo o governo federal, a empresa é suspeita de fazer garimpo ilegal de ouro no Rio Paraíba do Sul. Quatro pessoas foram presas.

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com a ajuda de policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), encontraram equipamentos de mergulho e material usado na extração de minérios.

Do alto, as balsas se destacavam nas águas do Rio Paraíba do Sul. Elas escondiam o que era extraído do rio e serviam também como dormitório para os garimpeiros.

A empresa alega que tinha licença para pesquisa: “Eu tenho a resposta do Ibama de que não é preciso a licença, devido ao porte da atividade. Isso aqui é uma lavra experimental. Tenho licença estadual para poder fazer”, disse Jorge Bolívar de Melo Resende, responsável pela mineração.

A Secretaria estadual de Meio Ambiente informou que a empresa tinha autorização apenas para fazer testes no Rio Preto com uma única balsa, e não no Rio Paraíba do Sul.

Para o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, existem provas de extração ilegal.

“Isso aqui é a prova do mercúrio. É um queimador, e esse queimador com mercúrio agrega as partículas de ouro”, afirmou o ministro.

Consequências

Além da contaminação da água pelo mercúrio, a atividade ilegal também pode provocar o assoreamento do rio.

A empresa poderá ser multada em até R$ 50 milhões. Dos quatro presos, três são gerentes e um é representante da mineradora. Eles vão responder por extração ilegal de substâncias minerais.

*****************************************
Nota do blogger:
Lá, como aqui, também se devasta o ambiente inteiro.

Nenhum comentário: