O geólogo Elias Leão veio pra Itaituba após concluir sua pós-graduação e adquirir o título de Mestre em Geologia e Geoquímica pela UFpa. Faleceu abruptamente em julho de 2008, mas deixou uma marca em seu trabalho.Um camarada calmo, sensato e aberto ao diálogo.
Várias vezes presenciei-o em reuniões com Bombeiros, com garimpeiros, com mineradores e tudo o mais que fosse necessário para alavancar um processo de melhoria para Itaituba.
Ele poderia ter feito como centenas de milhares de servidores públicos neste país ou como dezenas de outros tantos em Itaituba: se não me derem condições de trabalho,não faço nada! Mas o Leão era um guerreiro! E saía atrás do prejuízo que os "donos do poder" não lhe dava. Sempre!
Por isso e muito mais sugeri que o projeto "Quem ama cuida" se tornasse "Elias Leão".
Mas, após a postagem e comentário do Jota Parente achei mais sensato que se instituisse um prêmio de boas práticas sócio-ambientais e o denominasse Prêmio Elias Leão.
Não vamos esperar que o poder público se interesse por isso. Não vai se interessar mesmo...
Iremos (por enquanto o Parente e eu) procurar as entidades civis itaitubenses para promover esta iniciativa.
Desde já ficam convocadas para fazer parte do projeto a AMOT, a FAT, a FAI, o CDL, a ACIAI, o SIPRI e tantas outras que se interessam pela prática de boas maneiras sócio-ambientais.
Quem não está conosco?
Um comentário:
Mas do que justa e merecida essa justa homenagem a este bravo guerreiro que, se empnehou tanto pelo trabalho que fazia, se não fez melhor, foi por que quem tinha o poder não executava como devia os prejetos por ele apresentado
O Prêmio Elias Leão deve sim se torna uma homenagem a quem boas práticas sócio-ambientais.
www.gilsonvasconcelos.blogspot.com
Postar um comentário