Do Portal ORM:
Uma pesquisa realizada durante um mês revelou que alguns pontos do Rio Tapajós estão completamente poluídos. Durante o trabalho, as acadêmicas de pedagogia Suelen Souza e Maria José Bahia, da Universidade Federal do Pará, monitoraram diversos locais na frente da cidade a fim de desenvolver um retrato da degradação ambiental em Santarém.
Os dados levantados mostraram 60 pontos de esgotos no perímetro que vai da orla do Mapiri até a Vila Arigó. De acordo com a pesquisa, a água que sai pelos tubos é despejada diretamente no rio sem nenhum tipo de tratamento. O trecho mais poluído da cidade fica no entorno da Praça Tiradentes.
A água no local foi considerada imprópria, vez que o índice de contaminação constatado foi grande. A presença de detritos ao longo da praia e da calçada também agravam o problema no local, já que com as chuvas esses dejetos acabam sendo arrastados para dentro do rio.
Do estudo a mudança - Com os dados, as acadêmicas pretendem sensibilizar a sociedade santarena para a expansão do problema. A idéia é levar as informações para a sala de aula e fazer com que as crianças sejam difusoras da preservação do rio.
'Quando você educa uma criança, um filho, por exemplo, fica mais fácil para mobilizar um adulto', afirmou Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário