28 de janeiro de 2009

Que Exemplo!

Uma pesquisa realizada durante um mês revelou que alguns pontos do Rio Tapajós estão completamente poluídos. Durante o trabalho, as acadêmicas de pedagogia Suelen Souza e Maria José Bahia, da Universidade Federal do Pará, monitoraram diversos locais na frente da cidade a fim de desenvolver um retrato da degradação ambiental em Santarém.

Os dados levantados mostraram 60 pontos de esgotos no perímetro que vai da orla do Mapiri até a Vila Arigó. De acordo com a pesquisa, a água que sai pelos tubos é despejada diretamente no rio sem nenhum tipo de tratamento. O trecho mais poluído da cidade fica no entorno da Praça Tiradentes.

A água no local foi considerada imprópria, vez que o índice de contaminação constatado foi grande. A presença de detritos ao longo da praia e da calçada também agravam o problema no local, já que com as chuvas esses dejetos acabam sendo arrastados para dentro do rio.

Do estudo a mudança - Com os dados, as acadêmicas pretendem sensibilizar a sociedade santarena para a expansão do problema. A idéia é levar as informações para a sala de aula e fazer com que as crianças sejam difusoras da preservação do rio.

'Quando você educa uma criança, um filho, por exemplo, fica mais fácil para mobilizar um adulto', afirmou Maria.



Fonte: TV Tapajós

Nenhum comentário: