12 de novembro de 2005

Mensata:

DA HIPOCRISIA AOS SEMINÁRIOS

Durante o Seminário promovido pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará, neste último fim de semana (dias 10 e 11/11/05), estivemos recolhendo informações preciosas sobre o procedimento geral dos municípios paraenses em relação ao tema Meio Ambiente.
Diversos expositores estiveram presentes e colocaram suas idéias, os procedimentos usuais e inovadores em relação ao que se denomina pomposamente DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Muitos dos que estiveram expondo e outros tantos que estiveram ouvindo e tomando notas, talvez não se dêem conta do que isto significa e como torná-lo um procedimento usual. Não se tem o costume de planejar as ações e, a partir destes planejamentos, evitar que os acontecimentos catastróficos que são ou estão aparentes sejam minimizados continuamente.
Mas não é este o tema que quero abordar.
Quero, na verdade, abordar a ação dos conferencistas que não se envolvem no problema. Vão lá, dão o seu recado e... até logo que já fiz a minha parte. Vem outro e faz a mesma coisa. Vai cuidar de seus afazeres particulares ou públicos. Quem ficar na conferencia... bom, não tem muita importância.
Quando o Seminário avança percebemos que as palestras são ou estão desencontradas e que os autores daquelas exposições não se encontram mais no local para incrementar a discussão ou mesmo para discutir as suas colocações. Parece que basta informar sobre os Projetos que estão realizando e sumir como se estivessem com medo de alguém venha a descobrir que não é verdade o que afirmaram. Esta é a única suposição que posso tomar após estas reações. Ou então são tão superiores aos que estão na platéia que não querem dar o prazer de discutir com eles. E é sempre assim.
De que me adianta ouvir um monte de conferencistas famosos e, ao final, quando as informações estão melhor dispostas no tabuleiro cerebral não conseguimos encontrá-los para fazer colocações que envolvam não só uma, mas várias afirmativas e que aparentemente não tem uma conexão plausível? Melhor enviar um escrito sobre o caso e ficar no seu mundo particular.
Neste Seminário vi conferencistas chegando na última hora e fazendo afirmações que envergonhariam qualquer criança do ensino fundamental sobre o Meio Ambiente. E sem passar óleo de peroba na cara!
E vamos continuar participando de seminários, conferencias, mesas redondas e demais formas de reunião que não levam a nada?
Bom, desculpem, mas leva sim: ficamos com o curriculo recheado delas e continuamos sem saber resolver nada.
E agora? Até a próxima reunião, conferencia ou seminário ou qualquer outra coisinha que reuna uns gatos pingados e promova a individualidade dos conferencistas, pessoal!

Nenhum comentário: