23 de janeiro de 2009

Eleições em Santarém

A resolução do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará que disciplina a nova eleição para prefeito de Santarém enterrou, a sete palmos abaixo do pleito, a candidatura do ex-secretário municipal Inácio Corrêa (Governo), ligado à tendência Unidade na Luta (leia-se família Martins).

A do empresário Gilmar Pastana, por ser beneficiário de concessão pública, também morreu na praia. Ou seja, o PT olha pra todos os lados e não encontra nomes de peso para substituir Maria do Carmo na nova disputa do dia 8 de março.

Por isso, já há quem defenda dentro da sigla petista o lançamento do nome do prefeito interino José Maria Tapajós (PMDB) como cabeça de chapa numa dobradinha com o PT, e os demais partidos que reelegeram Maria.

No Quinta Emenda:

A resolução do TRE que disciplina a nova eleição em Santarém pegou os partidos de calça curta, à exceção do PSOL, onde o professor Márcio Pinto volta a concorrer, desta vez com chances reais de vencer a disputa. Pinto cresceu, com todo o respeito, claro, e tem recebido seguidas propostas de apoio financeiro para sua campanha. Inexperiente, recusa-as de plano. Pode estar precisando de orientação. Aparece cada vez melhor nas sondagens, recebendo parte dos votos que foram do PT no pleito de outubro passado.
O PMDB ainda não acredita que Lira Maia (DEM) não será candidato. Entre o deputado estadual Antonio Rocha e o advogado Helenilson Pontes, parece cada vez mais disposto a romper a aliança com o PT naquela cidade. Todavia, nem Rocha nem Pontes, neste momento, parecem oferecer muitas esperanças ao partido.
Os tucanos estão animadíssimos. O estadual Alexandre Von é bem lembrado nas pesquisas, mas ainda não tem o apoio de Lira Maia. Ontem à noite, em Nova Déli, os ramphastídeos conversaram bastante, mas a fumaça branca não saiu da chaminé.
O vice governador Odair Correa (PDT) - que além de muitas bobagens diz o diabo da governadora pelas bandas tapajônicas - quer apoiar o médico Nélio Aguiar (PMN). Num rasgo de lucidez, percebeu o potencial de crescimento do presidente interino da casa de Noca santarena. Mas o comando de seu partido na cidade tem outras pretensões.
O PT sofre. Mas quando olha os números de intenção de voto do "candidato do PT" - qualquer um - e soma com o potencial de transferência da ex prefeita Maria do Carmo, vê que pode manter o comando na cidade.
Se voce vai dar uma volta em Santarém neste final de semana, tem enormes possibilidades de ser abordado por algum instituto de pesquisa. Seja sincero: diga que seu domicílio eleitoral não é na Pérola.

*************************************************
Atualização via Hiroshi Bogea on Line:

O Partido dos Trabalhadores distribuiu à imprensa Nota Oficial, assinada pelo presidente estadual João Batista Barbosa, repudiando decisão do Tribunal de Justiça do Pará:

O Partido dos Trabalhadores no Pará lamenta, denuncia e repudia a decisão do TRE – Tribunal Regional Eleitoral , em praticamente deixar fora da nova disputa eleitoral o PT de Santarém, justamente o partido que estava no governo e foi democraticamente reeleito pelo povo, numa ampla coligação.

Ao determinar que a desincompatibilização de funcionários exercentes de cargos públicos tem que levar em conta o final de junho-2008 e não uma nova data que deveria ter sido marcada no novo calendário eleitoral, o TRE restringe a participação das lideranças do PT que estavam no governo de Santarém, ou em outros cargos públicos.

Ora, se o TRE determina um novo pleito, com prazo para convenção, propaganda eleitoral e todas as atividades de uma eleição, por que mantém o prazo da desincompatibilização ligado a junho-2008?

Por que o douto tribunal não estabeleceu uma data razoável de desincompatibilização, permitindo a plena participação de todos os partidos no pleito e a democracia?

O PT irá à Justiça questionar a decisão do TRE, que atinge tão-somente o Partido dos Trabalhadores e deixa em xeque a democracia ao restringir a participação de todos os partidos em condições semelhantes.



Nenhum comentário: