Em muitos municípios, a formação das mesas das Câmaras Municipais não seguem o padrão de unidade fiscalizadora dos governos municipais.
Um conchavo (e grana) nas mãos dos vereadores consegue "fechar" o quadro conforme o desejo do alcaide local.
Casos de municípios do Oeste paraense. E do Sul, Leste e Norte do estado.
Pobre da população iludida com seus eleitos!
5 comentários:
O Jucelino elejeu seu Irmão presidente da Camara, seu sobrinho secretario de finanças,a Madalena e o Ricardo são figuras decorativas.
Em Novo Progresso a coisa ta feia !
Infelizmente, em Novo Progresso continua uma tendencia à exploração de valores.
O povo é responsável por isso!
Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é uma forma de corrupção na qual um alto funcionário público utiliza de sua posição para entregar cargos públicos a pessoas ligadas a ele por laços familiares, de forma que outras, as quais possuem uma qualificação melhor, fiquem lesadas.
A palavra “nepotismo” surgiu para expressar as relações de concessão de privilégios entre o Papa e seus familiares. No período do Renascimento, os papas e outras autoridades da Igreja Católica, por não terem filhos, protegiam seus sobrinhos, nomeando-os a cargos importantes dentro da Igreja.
Atualmente, o nepotismo é amplamente condenado na esfera política mundial, sendo associado à corrupção e considerado um empecilho à democracia.
A Constituição Federal, através do artigo 37, prega que os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência devem ser seguidos na contratação de funcionários no serviço público. Através deste artigo, fica explícito o caráter inconstitucional do nepotismo.
É importante ressaltar que nepotismo não é crime. Porém, quando fica comprovada a intenção da prática, o agente público fica sujeito à ação civil pública por ato de improbidade administrativa, o que inclui desde o ressarcimento integral do dano ao erário público até a perda da função e dos direitos políticos de três a cinco anos.
Os candidatos Madalena Hoffman e Ricardo Faccin,NO TAC , se comprometeram, a “adotar transparência total na administração”, fornecendo todas as informações requeridas pelos cidadãos e órgãos como o Ministério Público.
Devem ainda, dentre outros itens, coibir uso de recursos públicos em benefício próprio, fornecer mensalmente a lista dos pagamentos feitos pela prefeitura, incluindo as verbas de saúde e Fundef, não favorecer parentes e amigos nas aquisições da prefeitura, não contratar parentes, levar ao MP e às autoridades a apuração de qualquer suspeita de desvio de recursos públicos,.............ONDE ESTA O MINISTÉRIO PUBLICO DE NOVO PROGRESSO?
Postar um comentário