9 de setembro de 2008

Um Mineral?

É uma famosa bebida mexicana ou um mineral? Escolha abaixo:
  1. A origem da margarita é mexicana. Nome de uma cidade perto de Guadalajara, onde estão as principais destilarias dessa bebida, feita a partir de agave azul (que nada tem a ver com o cáctus saguaro - símbolo de quase tudo que vem do México -, presente, inclusive, em muitas taças de margaritas).
    A estadunidense Margarita Sames tinha uma casa em Acapulco, onde na época os famosos de Hollywood passavam boas temporadas. Ela era uma das grandes socialites da época (1948) e recebia amigos como Lana Turner, Fred Mac Murray, Nick Hilton (dos hóteis), John Wayne etc.
    Uma vez a anfitriã foi desafiada a criar um coquetel: ela misturou Cointreau com tequila e suco de limão. Como na época era hábito tomar tequila precedida por uma pitada de sal, acrescentou o anel de limão e sal em volta da borda do copo.
    Foi um sucesso e ganhou o nome da anfitriã, Margarita!
    A Margarita é um coquetel feito com tequila, sal, suco de limão e licor de laranja (Cointreau).
  2. A Margarite é um mineral filossilicato do grupo das micas, rico em cálcio, com fórmula química CaAl2(Al2Si2)O10(OH)2. Forma massas ou lâminas finas de cor branca ou rosada, cristalizando no sistema monoclínico. Apresenta tipicamente massa volúmica igual a 3 g/cm³ e dureza 4. É translúcida com clivagem perfeita segundo 010 e apresenta maclas.
    Ocorre geralmente como produto da alteração de coríndon, andaluzite e outros minerais de alumínio.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: