16 de abril de 2008

Discussão Necessária

Um comentário assinado por Bia, num post do Quinta Emenda merece a reprodução para que possamos discutir esses assuntos:

..."Outro exemplo: foi assinada pela SEDUC uma portaria "que estabelece que a partir de janeiro de 2009 as unidades de ensino do Estado registrem no ato da matricula os pré-nomes sociais de travestis e transexuais."

Li duas vezes a notícia. Fiz café, tomei, li novamente. E conclui que isso era reflexo da péssima idéia que esse governo faz de "direito". Brinca com coisa séria. Com boa ou má intenção, mas brinca. A boa intenção é ter isso como tentativa de combater a discriminação. A má é não esclarecer que ao permitir "magnanimamente" que um nome escolhido seja usado para a matrícula é inócuo, na medida em que uma portaria da SEDUC não altera o código civil. É criar falsas ilusões. O certificado de conclusão de curso vai sair com que nome? ...

Quero saber também se um garoto quilombola que é conhecido como Foguete vai poder matricular-se com esse apelido? É direito para todos? Ou a portaria é apenas graciosa para angariar simpatias no movimento GLBT’s? (aliás, fico surpresa de como essa sigla aumenta a cada dia...)"

Nenhum comentário: