A ação do ser humano sobre os oceanos não deixou escapar nem uma gota d'água. De acordo com um estudo internacional que traçou um mapa completo dos impactos antrópicos sobre os mares, 40% das águas do globo estão severamente afetadas pela mão do homem. Uma pocinha d'água de 4% de toda a superfície aquática da Terra conseguiu permanecer levemente inalterada. De acordo com matéria do jornal The Guardian, o estudo analisou 17 tipos de impactos humanos nos ecossistemas marinhos, entre eles a pesca predatória, a poluição e o aquecimento. A costa brasileira não está entre as regiões mais críticas. Mas antes que alguém respire aliviado, o litoral sudeste está entre as áreas sob alto impacto, resultado de esgotos e lixo doméstico e industrial lançados sem cerimônia. Os pesquisadores esperam que o mapa auxilie novas ações de conservação.
Esta matéria acima foi colocada para ilustrar uma campanha solitária que dei início aqui no blog e que chamei "Salvem o Tapajós".
Imagine os oceanos que são bem mais volumosos em água que o rio Tapajós ter este nível de poluição. E nós? Até onde iremos para despoluir este outrora belo e majestoso rio?
Nenhum comentário:
Postar um comentário