22 de setembro de 2006

CARACA, SÓ FALTAVA ESSA!

Do site Estadão, sobre montagem de vídeo pelo PT.
Para onde estará indo esta marola vermelha?


Propaganda de Lula teria editado vídeo da ONU

Aplausos durante Assembléia Geral teriam sido para Kofi Annan e não para Lula.
Mônica Aquino

O trecho da propaganda eleitoral divulgado na quinta-feira, 21, pela coligação do PT, teria sido uma montagem, segundo acusa o blog do prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (PFL) e o site www.claudiohumberto.com.br.
A propaganda de Lula mostrou o discurso do presidente na Assembléia da ONU, na terça-feira, 19, seguido de aplausos. Porém, segundo Maia, nem Celso Amorim teria se levantado para aplaudir Lula. Na verdade, foram feitas edições e montagens, sendo que os aplausos dos 192 delegados presentes no encontro, eram para o secretário geral das Nações Unidas, Kofi Annan.
Em e-mail encaminhado para os assinantes do blog, Maia oferece o link para os vídeos da ONU e da propaganda de Lula. Confira acima os links da propaganda de Lula e do vídeo da Assembléia.
O comitê da campanha à reeleição não se pronunciado sobre as acusações e afirmou que a responsabilidade pelo vídeo era da TV Mais, produtora locada em Brasília. A reportagem do Portal Estadão entrou em contato com a produtora. Porém, no início da tarde não havia nenhum responsável no local.
Durante a tarde, vários contatos foram feitos e a atendente da produtora informou que o responsável pelo vídeo estava em gravação, não podendo atender ao telefone. O número do celular do responsável foi requisitado, porém a mesma atendente afirmou que não estava autorizada a passar o número do telefone móvel. Por volta das 16h30, outro contato foi feito e o produtor estava em reunião, não podendo, mais uma vez, atender ao telefone.
Punição do TSE
De acordo com o artigo 15 da resolução 22.261 do Código Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, está proibida a veiculação, em rádio e televisão, de propaganda que utilize "trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo". Por trucagem, "entende-se todo e qualquer efeito realizado em áudio ou vídeo que possa degradar ou ridicularizar candidato, partido político ou coligação, ou que desvirtue a realidade e beneficie ou prejudique qualquer candidato, partido político ou coligação", segundo o TSE.
Assim, caso fique provado que a propaganda veiculou um vídeo editado beneficiando o candidato à reeleição, o PT poderá ser multado em um valor que vai de R$ 21.282,00 a R$ 106.410,00; ou ainda perder tempo equivalente ao dobro do usado durante o vídeo
.

E depois dizem que é intriga da oposição!
PS: Eu não consegui abrir o vídeo do Lula. Quem sabe voces tenham mais sorte e competência que o meu micro ou eu. Hehehehehe.

Nenhum comentário: