13 de julho de 2006

ANIVERSÁRIO DO GREGO

Como todo grego é chorão, lutou em Peloponeso (diz o Juca Arruda que foi lá que começou o chamego entre os homens) e é metido a cozinheiro resolvi parabenizar o J. Ninos republicando um de seus poemas favoritos (pelo menos ele diz isso) de um contemporâneo (?) seu Constantino Kavafis - eu não sabia que o Ninos era tão velho (o poeta viveu entre 1863-1933) e, por isso, a sua cara enrugada:

VELAS
Os dias do amanhã
à nossa frente urgem
feito fileira de acesas velas
douradas, quentes e vivas,
todas elas.
Os dias de ontem
para trás rugem
com a tristeza de uma linha escura
de apagadas velas – as mais próximas
ainda fumegam – frias, derretidas e tortas,
todas elas.
Esquivo-me de contemplá-las,
suas formas me entristecem
assim como a lembrança
de seus lampejos primeiros.
Remeto, novamente,
meu olhar à frente
em busca de minhas acesas velas.
Recuso-me a olhar para trás,
tremo de medo ao ver
a rapidez com que a escura linha cresce,
a rapidez com que aumenta
a fileira de apagadas velas...

ABRAÇOS, Amigo!

Nenhum comentário: