15 de fevereiro de 2006

MANANCIAIS DO IRURÁ

O Ministério Público resolveu entrar na briga contra a Prefeitura e a Construtura Melo de Azevedo em virtude não só da poluição do igarapé do Irurá, como também pela destruição da mata ciliar nos seus mananciais.

Uma reportagem foi publicada em O Liberal sobre a ação do MP e relatando as providências que serão tomadas neste caso. Também o Blog do Jeso publica a notícia e dá algumas informações detalhadas.

Preocupou-me, sobremaneira, as declarações do secretário Everaldo Martins, publicadas no site de Paulo Leandro Leal e em O Liberal "que a serra do Índio é considerada por especialistas como a principal responsável pelo assoreamento do Irurá e que a prefeitura estuda a sua remoção total da cabeceira do igarapé". O secretário informou que no seminário "Pensando Santarém" o engenheiro Roberto Branco, ex-diretor da Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano (CDU), propôs a remoção da serra como medida para diminuir o assoreamento do Irurá.

Este pensamento do secretário é retrógrado e poderia suscitar alguns adjetivos invejáveis e impublicáveis sobre tamanha imbecilidade. Vou me conter e deixar que os internautas percebam a "síndrome de eugenia" que acomete o secretário.

Prefiro sugerir às entidades que se propuseram a ajuizar a ação que não permaneçam de braços cruzados esperando que as medidas mitigadoras a serem propostas pelos delituosos caiam do céu e formem um comitê para ESTUDAR e PUBLICAR as formas de conter o assoreamento dos mananciais e promover a proteção da mata ciliar responsável pelo recursos hídricos dos igarapés. Sugiro uma parceria com a Universidade Federal do Pará, através do Núcleo de Meio Ambiente, do IESAM - Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, da UFRA e das outras faculdades instaladas em Santarém para provocar uma mobilização geral de atitudes. Sem esta ação, que poderá incluir a educação ambiental, manejo dos recursos florestais e minerais e, principalmente, a revitalização dos mananciais tudo ficará como antes ou poderá se transformar em algo bem pior.

Esta bandeira tem que ser de todos. Longe ou perto seremos sempre santarenos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Jubal,

Perto de deixar a coordenação de jornalismo da TV Tapajós conversei com meus colegas a respeito da necessidade de fazermos uma série de reportagens sobre o Igarapé do Irurá, percorrendo o mesmo, da foz à nascente. A série muito bem produzida pelos colegas, foi ao ar pouco depois que saí e mostrou muito bem a realidade daquela fonte tão importante para Santarém. Infelizmente, surgem declarações como essa publicada pelo blog, de autoria de uma pessoa que deveria ser das primeiras a levantar a voz contra qualquer ato que coloque em risco a existência do Iruriá. Depois dessa, como diria Mário Sobral, "valha-nos quem".

Jubal Cabral Filho disse...

Anônimo, você não deu seu nome mas, pelas dicas dá pra perceber que o trabalho foi bem feito. Eu iria produzir uma monografia sobre os Mananciais do Irurá para o final do curso de especialização em Gestão Ambiental, mas as dificuldades financeiras se opuseram ao meu intuito. Tive que desistir e passar para algo mais próximo de mim.
No entanto, deveremos estar atentos aos comentários e afirmações descabidas dos nossos dirigentes. E eu estou!
Só mais uma coisinha: como eu posso conseguir uma cópia desta reportagem que vocês fizeram? Vai ser muito importante para minha futura posição em outra especialização que pretendo.
Obrigado pelos comentários.
Abs e bfs.

Jubal Cabral Filho disse...

Pela net, o "anônimo" se identificou. Ninguém mais, ninguém menos que o Jota Parente, que com propriedade faz seu comentário.