27 de janeiro de 2009

Solução?

Em entrevista a Jota Parente, o presidente da AMOT, além de "descer o malho" nas empresas de mineração que estão "fugindo do pau" e afirmar que a luta por um meio ambiente equilibrado dificulta os trabalhos ("a oposição desses conselhos que são contra tudo que se refere a algum impacto ao meio ambiente"), ainda pugna para que o garimpo seja uma solução nesta época de crise.
Discordo frontalmente. O método utilizado na exploração mineral pelo garimpo, nos moldes atuais, só beneficia um grupo reduzidíssimo, formado pelos empresários de equipamentos e alguns donos de garimpo, que metem a mão nos trabalhadores.
E a luta pelo meio ambiente só gratifica os trabalhadores em garimpo, que passam a ter uma vida mais saudável.
E onde fica seu apoio ao projeto da SEMMA denominado "Cuide de seu tesouro" que era (é?) desenvolvido em área garimpeira?
Do Ecodebate copio a frase: "Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente."

A discussão não pode parar.

Nenhum comentário: