1 de março de 2013

Quem deve cuidar do Sistema de Prevenção de Incêndios?

Após o sinistro na boate Kiss, em Santa Maria/RS um novo embate está formado: quem é o responsável pelo Sistema de Gerenciamento de Prevenção de Incêndios? O Corpo de Bombeiros ou um engenheiro?
O presidente do CREA/RS defende "que o Plano de Proteção Contra Incêndio (PPCI) seja elaborado por um engenheiro. Durante o Painel RBS, evento realizado na manhã desta sexta-feira (01) em Porto Alegre e Brasília, ele afirmou que o incêndio na boate Kiss, que resultou nas mortes de 239 pessoas no dia 27 de janeiro, teria sido evitado se um profissional da área tivesse participado do planejamento da casa noturna, elaborado por meio do Sistema de Gerenciamento Integrado de Prevenção contra Incêndio (SIG-PI), que não exige a presença de um engenheiro."
O consultor legislativo de Segurança Pública e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Fernando Rocha, "afirma que os bombeiros possuem mais conhecimento sobre incêndios que engenheiros. "Há toda uma doiscussão de tentar esvazier a competência do bombeiros, mas quem entende mais do que eles? O Rio Grande do Sul tem uma Escola de Incêndio com cursos de especialização na ordem de 1000 horas só pra isso. Já os currículos das faculdades de engenharia não possuem disciplinas específicas desta finalidade."

Aqui com todos estes locais de grande afluencia de público, os Bombeiros estão dando conta do recado. E agora?

Fonte: G1

Nenhum comentário: