Geologia e Ambiental

28 de março de 2011

UFOPA disponibiliza bolsas de auxílio financeiro aos estudantes


Já está disponível no endereço eletrônico www.ufopa.edu.br o Edital N.º 04/2011 – PROPLAN/DIAVI, que rege a seleção pública de estudantes, regularmente matriculados na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), para recebimento de auxílio financeiro no âmbito do Programa Bolsa Permanência, iniciativa vinculada ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). As inscrições serão realizadas no período de 28 de março a 8 de abril de 2011, na Diretoria de Avaliação e Informações Institucionais (DIAVI), situada no 2° Bloco, Sala 7, do Campus Rondon, na Av. Marechal Rondon, bairro do Caranazal, em Santarém (PA), das 9 às 12 horas e das 15 às 18 horas.
O Programa Bolsa Permanência destina-se a identificar e selecionar alunos em situação de vulnerabilidade social, que estejam cursando a primeira graduação, visando auxílio financeiro para custeio pessoal e parcial com alimentação, transporte, moradia e material didático-pedagógico durante o período de 12 meses, com processo de renovação semestral, promovendo a permanência do estudante durante o tempo regular do seu curso e a sua diplomação.
A seleção será realizada em três etapas: análise do Formulário de Inscrição e documentos solicitados no Edital, no período de 11 a 20 de abril; entrevista com o candidato, quando necessária, no período de 26 de abril a 6 de maio; e visita domiciliar, quando necessária, no período de 9 a 13 de maio de 2011. O resultado será divulgado a partir do dia 16 de maio de 2011.
A distribuição das bolsas por candidato atenderá ao critério de até três modalidades de Bolsa Permanência por candidato, desde que não ultrapasse o valor mensal de R$ 600,00 per capita, sendo que o pagamento das bolsas será sempre feito na primeira quinzena do mês subsequente.
Somente será considerado apto a participar do processo seletivo, o candidato que estiver regularmente matriculado em curso presencial de graduação da UFOPA e que tenha renda familiar de até três salários mínimos de referência nacional, devidamente comprovada. Terão preferência para o recebimento da bolsa os candidatos que tenham comprovadamente maior grau de vulnerabilidade social, bem como os alunos que tenham um maior número de semestres ainda por cursar visando à sua diplomação.
No caso dos candidatos novos, será dada prioridade na concessão dos auxílios aos alunos que ainda não estejam cursando o último semestre de graduação. Os candidatos que forem contemplados com Auxílio Financeiro ao Estudante, e que participem de outro programa oficial de bolsa, deverão apresentar, no ato de habilitação, documentação que comprove o seu desligamento destas, sem o qual estarão inaptos a participar do Programa de Bolsa Permanência.
Havendo demanda de candidatos superior ao número de bolsas disponíveis, será constituído cadastro de reserva, passível de utilização se houver aumento da oferta de bolsas ou se ocorrer desistência de candidatos contemplados.
Mais informações na PROPLAN/DIAVI através do correio eletrônico diavi.ufopa@hotmail.br e no sítio www.ufopa.edu.br.
Comunicação/UFOPA
Postar um comentário