24 de fevereiro de 2011

Arrumando os Eixos

As diretorias da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) estão oficializando os programas e projetos definidos durante o 1º Seminário Interno da Sema ( 1º SIS) no último final de semana, 19 e 20 de fevereiro. Conduzido pela titular do órgão Teresa Cativo, a reunião teve o objetivo de planejar as atividades da Secretaria de 2011 a 2012, incluindo as despesas e gastos.
O fortalecimento institucional do órgão foi o primeiro eixo de trabalho definido, que estabelece os programas de Readequação do Arcabouço Legal e dos Procedimentos Internos da Secretaria; Reestruturação Física e Funcional; Valorização do Servidor; e prevê também um programa de Comunicação e Marketing.
No eixo de educação ambiental, ficaram definidos os programas de Gestão e Educação Ambiental para os Municípios; Divulgação e Informação em Gestão Ambiental; e Responsabilidade Socioambiental na relação empresa-sociedade. Dentro do 4º eixo, que é o fortalecimento do controle ambiental, está previsto o programa de Fortalecimento do Licenciamento, Fiscalização e Monitoramento Ambiental.
Nesse trabalho, está previsto a reestruturação, readequação, implantação ou fortalecimento de diversas áreas em que a Sema atua, a exemplo da gestão florestal, de recursos hídricos, serviços ambientais, mudanças climáticas, descentralização e desconcentração da gestão ambiental, geotecnologias, proteção e ordenamento ambiental, e investimento social produtivo (em que populações tradicionais são atendidas).
De acordo com a secretária Teresa Cativo, fazer o planejamento do órgão é uma forma de estabelecer prioridades e dar transparência às atividades da Secretaria. “Tenho que trabalhar com capacitação dos setores, começando pelo atendimento [protocolo da instituição], até o setor de licenciamento e de gestão ambiental, no contexto do grande programa de desenvolvimento florestal do Estado”, garantiu. 

Luciana Almeida
Ascom Sema

Nenhum comentário: