13 de outubro de 2010

Visão Estratégica da Amazônia

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, abre, nesta quarta-feira (13/10), ao lado do ministro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, o seminário Visão Estratégica da Amazônia, às 8h30, no Centro de Eventos e Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio.

O evento vai reunir especialistas com estudos recentes, entidades da sociedade civil e tomadores de decisão para discutir a inserção da Amazônia no contexto do desenvolvimento do Brasil. A região da Amazônia cobre quase metade do território nacional, abrange nove estados e tem uma população de cerca de 25 milhões de pessoas.

Os debates vão acontecer até o dia 14, com a participação de aproximadamente 80 pessoas. Serão cinco painéis temáticos, em que serão discutidas questões chaves para promover o desenvolvimento da Amazônia, com foco na sustentabilidade social, ambiental e econômica. Serão levantadas questões como o aproveitamento hidrelétrico frente ao uso múltiplo dos recursos hídricos e os limites e oportunidades das estratégias de aproximação entre mineração e conservação da biodiversidade.

O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Egon Krakhecke, vai falar sobre o Macrozoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal (MacroZEE). O documento é uma estratégia de ordenamento e ocupação da amazônia que identifica o potencial de crescimento econômico em áreas como turismo, produção de produtos da sociobiodiversidade, infraestrutura, piscicultura e polos tecnológicos.

Ele também vai apresentar as ações da Operação Arco Verde Terra Legal, que leva alternativas sustentáveis aos 43 municípios que mais desmatam a Amazônia. "A ideia é criar algo concreto para a agenda de desenvolvimento da Amazônia", ressaltou Krakhecke, lembrando que essa iniciativa pode ser ampliada para outros municípios.

O secretário-executivo do MMA, José Machado, vai coordenar o painel sobre Conhecimento da Amazônia. Também serão realizados painéis sobre Indústria na Amazônia, Sistema de Produção Agrária, Infraestrutura e Acessibilidade e Rede de Cidades na Amazônia.

Ao final do seminário, será apresentado um sumários dos relatórios do cinco grupos, com sugestão da encaminhamentos com o objetivo de orientar a ação do próximo governo.
 

Seminário Visão Estratégica da Amazônia
Abertura:
Ministro Samuel Pinheiro Guimarães - SAE
Mediador: Germinio Zanardo Junior - Diretor da Secretaria Executiva - SAE
Horário: das 9h às 17h
Local: Centro de Eventos e Treinamento da CNTC - SGAS, quadra 902
Informações: Ilka ( ilka@planalto.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )
Telefone: (61) 3411-3647
Realização: Presi (Presidência) e SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos)
 
Fonte: Olhar Direto

2 comentários:

Arraia disse...

qual a diferença de estrátegia e tática?

Jubal Cabral Filho disse...

Leia "A Arte da Guerra", de Sun Tzu.