19 de setembro de 2010

Ibope: Simão ganha no 1º Turno

O candidato do PSDB, Simão Jatene, lidera a corrida ao governo do Pará e venceria já no primeiro  turno com uma diferença superior a 500 mil votos, com 51% dos votos válidos.
Pesquisa do Ibope divulgada hoje, 18, encomendada pela TV Liberal, afiliada da Rede Globo em Belém. mostra Simão Jatene com 43% das intenções de voto , contra 30% da atual governadora Ana Júlia Carepa (PT), candidata à reeleição.
Simão Jatene manteve o mesmo índice de intenções de voto da rodada anterior (43%). Isso representa 13 pontos percentuais à frente de Ana Julia Carepa, que caiu três pontos percentuais em relação à pesquisa anterior do Ibope: de 33% para 30%.
Domingos Juvenil, candidato do PMDB, recebeu 7% dos votos, enquanto Cleber Rabelo (PSTU) e Fernando Carneiro (PSOL) têm 2%. Eleitores indecisos somam 12%. Os que declararam intenção de votar em branco ou anular o voto representam 4% dos entrevistados.
Considerando-se apenas os votos válidos, excluindo-se os votos brancos, nulos e eleitores indecisos, Simão Jatene obtém o mesmo percentual da pesquisa realizada em agosto (51% das intenções de voto) e seria eleito no primeiro turno. Ana Julia tem 36% das menções (eram 38% em agosto), enquanto Juvenil atinge 8% dos votos válidos. Outros candidatos aparecem com 2% cada.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Simão Jatene lidera e atinge nessa pesquisa 35%. Contra 29% da pesquisa feita em agosto. Ana Júlia é mencionada por 25% dos eleitores e Juvenil por 5%. Outros candidatos constam com 2% ou menos das menções cada.
Segundo turno - Caso a disputa pelo Governo do Pará vá para segundo turno, em um cenário entre Jatene e Ana Júlia, o tucano teria 47% e a petista 31% das intenções de voto dos paraenses. Os indecisos somam 13% e 9% dos eleitores declararam intenção de votar em branco ou nulo
Foram ouvidos 812 eleitores - de ambos os sexos - com mais de 16 anos em Belém, região Metropolitana, nordeste, Baixo Amazonas, Marajó, sudoeste e sudeste paraense. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob nº 16556/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº 30268/2010
SENADO - Na disputa para o Senado, em comparação com a pesquisa do Ibope realizada em agosto, o Ibope registrou uma queda de 8% do  candidato do PMDB, Jader Barbalho. Ele tinha 50% das intenções de voto e nesse levantamento fica com 42%. Já o candidato Flexa Ribeiro (PSDB) cresce de 23% das intenções de voto em agosto para 33% neste último levantamento, passando à segunda colocação, à frente do candidato Paulo Rocha, que se mantém com 29% das intenções de voto. Em relação aos outros candidatos que disputam uma vaga ao Senado Marinor Brito (PSOL) abocanha 8% e Paulo Braga (PSTU) com 7% da inteções de voto do eleitor. Demais candidatos não ultrapassam 3% das menções. Os indecisos são 42% e aqueles que disseram votar branco ou nulo são 9% dos eleitores paraenses.
Presidente - Entre os eleitores paraenses, a petista Dilma Rousseff fica estável com 51% das intenções de voto, enquanto Serra (PSDB) cai de 31% para 27% das menções. Marina Silva (PV) obtém 9%, enquanto os demais candidatos não atingem 1% das menções. Os indecisos representam 10% das citações, enquanto 2% pretendem votar em branco/nulo.
Considerando apenas os votos válidos Dilma tem 58% e Serra 30% das intenções de voto. Em um provável segundo turno entre Dilma e Serra, a candidata do PT tem 55% de intenções de voto entre os paraenses, contra 32% de citações ao tucano. Eleitores indecisos são 9% e aqueles que pretendem anular o voto ou votar em nulo somam 4%.
FONTE: PORTAL ORM

2 comentários:

Marcela disse...

Transcrito do Blog do Barata:

"A possibilidade do ex-governador Simão Jatene ter supostamente ampliado sua vantagem, no rastro da queda da governadora petista Ana Júlia Carepa, não é exatamente inverossímil. Mas perduram as suspeitas do Ibope eventualmente inflar os percentuais do candidato tucano, para atender conveniências políticas do cliente. Uma suspeita, diga-se, que medra com vigor desde as eleições municipais de 2008, quando o Ibope, contratado pela mesma TV Liberal, terceirizou seus serviços, aparentemente sem a preocupação com a credibilidade da empresa escalada para representá-lo. O que voltou a ocorrer este ano, segundo consta.
Ao longo da campanha para prefeito de Belém em 2008, uma sucessão de pesquisas do Ibope, representado por uma obscura empresa local, apontava um inexplicável crescimento da candidatura da ex-vice-governadora Valéria Vinagre Pires Franco, candidata do DEM e do qual é marido e mentor político o deputado federal Vic Pires Franco. Na época, Vic, um político desprovido de pudores éticos, reatara a amizade de adolescência com Romulo Maiorana Júnior, o Rominho, presidente executivo das ORM, então ávido por resgatar o tratamento privilegiado com o qual o grupo de comunicação por ele comandado foi contemplado, na partilha da publicidade estadual, nos 12 anos de sucessivos governos do PSDB, entre 1995 e 2006. Sob esse cenário, era inevitável a simpatia pela candidatura de Valéria, muito mais confiável, para os Maiorana, que o prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), o nefasto Dudu".

Marcela disse...

Transcrito da Coluna do Claudio Humberto:

12/09/2010 | 00:00
Pesquisador do
Ibope acusado
de pedir propina

O senador tucano Papaléo Paes (AP) denunciou ao dono do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, haver gravado uma conversa em que seu representante no Estado exigia R$ 1 milhão para fraudar resultados. O Ibope informou não ter “representante”, mas reconhece que contrata entrevistadores temporários e “empresas fornecedoras de campo” (que fazem as pesquisas), mas não terceiriza comercialização de pesquisas.

12/09/2010 | 00:00
Sem acesso

O Ibope informa que as pesquisas são processadas em São Paulo e que pesquisadores e fornecedores não têm acesso aos resultados.

12/09/2010 | 00:00
Achaque gravado

O Ibope teve acesso à gravação do senador Papaléo, e garante que o “negociador”, cujo nome não foi revelado, não trabalha na empresa.

12/09/2010 | 00:00
Desconfiança

O senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) desconfia do Ibope. Para ele, a fraude proposta no Amapá pode se reproduzir em todo o País.


12/09/2010 | 00:00
Errou feio

Mozarildo contou que em 2006, pelo Ibope, sua adversária sempre esteve à sua frente. Ele venceu com margem de 13 pontos percentuais.