13 de setembro de 2010

Contra o Efeito Estufa

por Luciana Almeida
A determinação de ações práticas para a redução das emissões de gases de efeito estufa por desmatamento e degradação florestal na Amazônia e no mundo é o maior interesse da reunião entre 14 províncias e estados do Brasil, Estados Unidos, Indonésia, México e Nigéria, de 13 a 17 de setembro, em Santarém, oeste paraense.
Delegados oficiais de Aceh, Kalimantan Oriental, Papua e Kalimantan Ocidental, da Indonésia; Califórnia e Wisconsin, dos Estados Unidos; Campeche, do México; Cross River, da Nigéria; Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso e Pará, do Brasil; e estados observadores, entre os quais Sabah, da Malásia; e Condado de Sinoe, da Libéria discutirão em quatro grupos, diferentes tarefas para alcançar o objetivo.
Participarão, também, organizações não-governamentais (ONG`s) de vários países, instituições de pesquisa, e algumas que têm cooperações financeiras ou técnicas com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará, por exemplo.
A partir dessa reunião, a 4ª da Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (The Governors’ Climate and Forests Task Force), GCF, será criado um documento, onde constarão metas que irão nortear as ações dos governos subnacionais (estados e províncias) dos países envolvidos, e dos que vierem a se interessar.
GCF – A Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas é uma colaboração subnacional entre 14 estados e províncias dos Estados Unidos, Brasil, Indonésia, Nigéria e México, que pretende integrar a Redução de Emissões de carbono por Desmatamento e Degradação florestal (REDD) e outras atividades relacionadas com o carbono florestal dentro de regimes de conformidade de emissões de gases de efeito estufa.
O desmatamento na amazônia brasileira corresponde a cerca de 70% do total de emissões de gases de efeito estufa emitidos pelo Brasil em um ano. Em virtude desta situação, o Pará, como parte das iniciativas de sua política estadual de combate ao desmatamento, que estão condensadas no Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento (PPCAD) - primeiro programa estadual deste gênero oficialmente instituído no Brasil -, se uniu a diversos governos subnacionais brasileiros e internacionais numa ação integrada de combate ao desmatamento.
Fonte: ASCOM SEMA/PA 

Nenhum comentário: