30 de agosto de 2010

Programa de doutorado em educação em ciências e matemática

Aprovado este ano, o programa de doutorado em educação em ciências e matemática será desenvolvido através da associação de instituições de ensino superior (IES) da Amazônia Legal brasileira, estruturadas na Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática (Reamec)

A Reamac abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O início das atividades do curso de doutorado está previsto ainda para 2010, com seleção para 30 vagas.

O assunto está na pauta do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em 2 e 3 de setembro, em Belém (PA).

A professora Marta Maria Pontin Darsie, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), e João Carlos de Souza Maia, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Mato Grosso (Fapemat), farão uma apresentação da Reamec para os presidentes das FAPs, no segundo dia de trabalho da reunião.

O objetivo da rede é a formação de pesquisadores e de professores na área de educação e ensino de ciências e matemática, visando ao fortalecimento da área na Região Amazônica. A meta é formar 150 doutores até 2018 na Amazônia Legal, por meio de ação acadêmica colaborativa entre as IES e os doutores existentes na região.

As atividades acadêmicas e de gestão do curso serão desenvolvidas em três universidades polos: Estadual do Amazonas (UEA), Federal de Mato Grosso (UFMT) e Federal do Pará (UFPA).

(Assessoria de Comunicação da Fapespa)

Nenhum comentário: