7 de fevereiro de 2010

Peak Oil - A Crise Energética

Do site Inacreditável:

“O Petróleo é nosso!”

É-nos dito que o petróleo é um combustível fóssil, que apareceu na pré-história geológica há 500 milhões de anos, originário da decomposição de plantas e animais mortos. Pequenos organismos foram enclausurados no fundo dos oceanos numa camada de lama e encobertos por outras camadas de solo, formando ao longo do tempo o petróleo.

É-nos dito que a energia do sol seria captada pelos seres vivos e nós podemos liberar novamente esta energia armazenada há centenas de milhões de anos através da queima do petróleo.

As reservas dos combustíveis fósseis, especialmente o petróleo, duram no máximo até aproximadamente o ano 2060, é-nos dito.


Um importante fator, além da distância, é o momento em que a produção não possa ser mais elevada, começando então a decrescer. Este ponto máximo da extração petrolífera é chamado de “Peak-Oil”. Como através dele a relação entre oferta e demanda varia, aqui podemos ter como resultado um forte aumento dos preços.

O ponto máximo da extração petrolífera ou “Peak-Oil” é aquele instante onde a taxa de extração petrolífera tenham atingido seu ponto máximo absoluto em todas as bacias petrolíferas. Este momento é alcançado quando a metade do petróleo extraível foi extraída.

É afirmado que o ponto de máxima extração já foi alcançado no passado e nós vamos de encontro a uma crise energética. A prova para esta afirmação, contam-nos, é o aumento contínuo da cotação do petróleo, de 25$/barril em 2002 a 134$ hoje, 6/6/2008.

Por isso nos é dito que a esperada lacuna energética deve ser suprida, através de menor consumo e alternativas, como energias renováveis. Nós devemos o mais rápido possível sair do petróleo, pois ele irá acabar em breve.

É-nos dito que o petróleo se formou uma vez na história da Terra há centenas de milhões de anos, só existe esta quantidade, é precioso e raro, por isso torna-se sempre mais caro, nós gastamos muito e rapidamente, e quando tivermos extraído as últimas gotas, acabou para sempre, fim da era do petróleo, acabou a graça, garrafa vazia, nossa geração subseqüente não terá mais nada, nós somos egoístas e por isso devemos ter uma consciência pesada.

Tudo isso é-nos dito! 
Continua...
Leia mais aqui.

Nenhum comentário: