11 de janeiro de 2010

Imagem do Passado


Imagens antigas tomadas em um sobrevôo, vendo-se ao fundo, como uma mancha amarelada o rio Crepori desaguando no rio Tapajós.

2 comentários:

Blog do Piteira disse...

Jubal,

viajei muito pelo rio Cupari, nas décadas de 80 e 90, pois meu pai tinha lá uma terrinha.
Naqueles anos, o contraste na foz dele com o rio Tapajós era realmente acentuado, mas a água mais limpa era a dele, Cupari. Naquele tempo, as águas do Tapajós estavam maculadas pelas consequências da garimpagem. É verdade que as águas do Cupari eram escuras, por causa da grande quantidade de material orgânico que elas carregavam desde suas cabeceiras. A do Tapajós, barrentas, meio esverdeadas.
Mas, ultimamente, o Cupari passa por um processo de degradação impressionante. O sumiço dos peixes e a incapacidade de meu pai em impedir a pesca predatória foram algumas das razões que o levaram a abandonar sua fazendinha.
Uma pena!

Piteira

Romolo Sao Payo disse...

Piteira, esse rio que o Jubal esta falando nao eh o Cupari. O Cupari atravessa a Transamazonica a altura do km 75 ,serve como limite da FLONA Tapajos e desagua entre Aveiro e Fordlandia. Ja fiz esse percurso de caiaque em agosto de 1999 em uma expedicao que terminou na serra do Erere, em Monte Alegre.
O Crepori eh outro rio.
Abraco.