21 de janeiro de 2010

COMPETÊNCIA PROFISSIONAL

DECLARAÇÃO À SOCIEDADE BRASILEIRA

As entidades representativas da Comunidade Geológica do Estado manifestam integral solidariedade às famílias vítimas das tragédias associadas às ocupações em áreas de risco.

A Comunidade Geológica Brasileira possui competência técnica para propor soluções que evitem perdas humanas e materiais por desastres naturais e aqueles causados pela ocupação de locais de risco, traduzidos em deslizamentos em encostas e inundações devido a cheias em períodos chuvosos.
 

Cabe às autoridades criarem instrumentos, fortalecendo instituições habilitadas tecnicamente às análises de risco geológico/geoté cnico nas instâncias federal, estadual e municipal como orientação ao planejamento do uso do solo, minimizando as catástrofes que ameaçam os brasileiros.




4 comentários:

Fernando Lemos disse...

caro jubal
embora concorde com o teor das decalarações, me pergunto por que não se manfestaram antes das ocorrencias?

Jubal Cabral Filho disse...

E você acha que iriam se preocupar em aparecer?
Agora que vai dar din-din é que resolveram participar, caro.

Carlos Faria disse...

caro Jubal
Não sei exactamente o que se passa por aí, mas por cá, esse tipo de ofertas são frequentes (claro que a ideia de obter financiamentos para trabalhos não está, por norma, ausente, mas os investigadores e geólogos também têm de se alimentar e não fizeram voto de pobreza.
O que acontece é que quando são ditas antes de uma catástrofe são pouco divulgadas e depois de algo acontecer são alvo de grande atenção, não só porque o jornalista está desperto, mas, sobretudo, porque pode daí a reportagem fazer derramar "sangue" de alguém.

Jubal Cabral Filho disse...

Concordo em gênero, número e grau com suas colocações.
Mas nada evita que nós, os profissionais, sempre tentemos nos antecipar às catástrofes.
Pena mesmo é sermos pouco ouvidos. No final só resta refazer a desgraça de uns poucos desventurados.