15 de outubro de 2009

Reunião dos Munduruku

Preocupados com os recentes acontecimentos no hospital municipal de Jacareacanga, onde os índios Munduruku estão tendo atendimento diferenciado, segundo relatou alguns indígenas, os índios da etnia Mundurukus realizaram ontem (13) na CASAI, reunião de caráter urgente, onde foram feitos sérias denúncias ao atendimento aos pacientes indígenas, naquela unidade.


Presente a reunião, as lideranças indígenas, representante da secretaria de Saúde e hospital municipal, Enfª Leyla, Coordenadora da FUNASA/Jacareacanga, Enfª Cleydiane Ribeiro, Enfª Daniela de Marco (CASAI) e os Vereadores do PMDB, Hans Kabá e Isaias Crixi. O prefeito Raulien Queiroz, não compareceu e nem mandou representante.


O presidente da Associação indígena PUSSURU, Martinho Borum, falou que convidou diversas autoridades no que tange a Saúde indígena em especial o prefeito Raulien Queiroz. Raulien não compareceu e nem mandou representante, deixando os lideres indígenas bastantes indignados. A secretária de Saúde, Tania Sena, também não compareceu e foi representada pela Enfª Leyla, que respondeu todas indagações e prometeu apurar os fatos que aconteceram recentemente no hospital municipal, já que no momento, esta responde pela unidade hospitalar.


Martinho Borum, disse que está preocupado com os recentes acontecimentos no hospital municipal, e que os parentes devem ser respeitados, porque o poder publico recebe dinheiro da união para cuidar dos brancos e dos indigenas, já que os mundurukus fazem parte do muncipio de Jacareacanga. Martinho disse também, que os mundurukus daqui pra frente, vão ser respeitos e acabou a paciência.


O indígena Valmar Kabá, disse que a comunidade indígena está revoltada com a falta de respeito de alguns profissionais da saúde do municipio, e que teve a confirmação que uma indigena foi tratada com derespeito por uma médica de plantão, e que a mesma não comparece e dá as orientações médicas pelo telefone, quando deveria está na unidade para avaliar e medicar os pacientes. Valmar disse também, que alguns indios que são atendidos no hospital municipal, estão sendo tratado sem o mínimo respeito e dignidade, e foi mais além em dizer, que se não foi tomada uma providencia urgente, os índios Mundurukus, irão tomar. Valmar perguntou a Enfª Leyla, quem respondia pela administração do hospital no momento, respondendo que na unidade hospital, era ela e uma auxiliar administrativo, e que todas as reclamações ou denuncias, deverão ser levada ao seu conhecimento e iria imediatamente apurar, Leyla disse também, que os funcionários do hospital têm que tratar todos os pacientes com respeito.


O vereador indígena Hans kaba, denunciou a falta de preparo das pessoas que administram o hospital, ele citou ainda que as pessoas que trabalham nos serviços gerais não têm o mínimo de respeito com os pacientes e citou com exemplo a falta de roupas adequada para trabalhar, e de falta de equipamentos necessarios para exercer com segurança, os serviços ali realizados.


Isaias Crixi agradeceu o convite, já que segundo ele, nunca tinha sido convidado para uma reunião sesse tipo, mas sabia o motivo, já que é político, e estava ali para ajudar os parentes e também denunciou o descaso da Saúde indígena, no município. Isaias disse que a coordenadora do DISEI/Tapajós, Ângela Reges, tem que ser convidada para a próxima reunião e ser cobrada pelas constantes falha nos atendimento dos índios mundurukus e que vem na câmara, denunciando o descaso da secretária de Saúde, que não está comprometida com a saúde da população.


O indígena Elinaldo Crixi, foi mais enfático em dizer que a coordenadora do DISEI/Tapajós, tem que visitar constantemente Jacareacanga e as aldeias. Elinaldo relatou que a Coordenadora do DISEI/Tapajós, Ângela, quando vem a Jacareacanga não procura os indígenas, e que na ultima visita ao município, às lideranças não foram chamadas, como foi no caso da entrega de uma veiculoe a posse da nova coordenadora em Jacareacanga.

Nenhum comentário: