22 de setembro de 2009

Bola Dividida

O título deste post poderia ser "Mineração Dividida" também.

De um lado o governo querendo mudar todos os regulamentos e normas que regem o modelo - O novo marco regulatório deverá substituir legalmente um outro já obsoleto, que privilegia aventureiros, em detrimento das empresas. Não queremos acabar com a livre iniciativa” - da mineração brasileira.

De outro lado, os empresários se colocando em lado oposto - "Como chamar o código de mineração de arcaico, de carcomido, se ele ainda não foi colocado em prática integralmente?", criticou Paulo Camillo Penna, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). - e apostando que este marco regulatório atual é o melhor para o país e não para o xeque que o governo quer aplicar, com aumento de royalties e tributos na mineração.

Afinal, como o ministro pode dizer que se utiliza das regras minerais para enriquecer com os minérios que ocorrem no sub-solo brasileiro?
E como pode pensar em deixar o poder decisório nas mãos de quem não tem habilidade ou competencia técnica para dar à Vale ou ao Joel a concessão de lavra, senão através do poder monetário?

3 comentários:

Anônimo disse...

jubal

é no minimo esquisito. A defesa veemente e desfraldados elogios à lei que regula suas atividades, pode ser tudo menos humano.

Anônimo disse...

Concordo com a esquisitice.
desconfio ainda mais nesta súbita mudança de política mineral.

Andrew Aramis de Castro Rodrigues disse...

Humhum....

Ei! Que contratar o 'Coronel Fawcett' (Indiana Jones) pra fazer uns servicinhos? Ele é ótimo nesse tipo de coisa.