25 de agosto de 2009

Prêmio


A mineradora Imerys Capim Caulim promove anualmente o prêmio Sustainable Development Challenge.

Os programas paraenses Educação Ambiental e Luz do Amanhã foram os vencedores do prêmio internacional Sustainable Development Challenge (Desafio para o Desenvolvimento Sustentável) – mantidos pela mineradora Imerys Rio Capim Caulim (associada ao IBRAM). O prêmio anual, que também é promovido pela Imerys, envolve todas as unidades da empresa no mundo. A categoria que rendeu mérito aos programas é “Relação com a Comunidade”.
As ações vencedoras são desenvolvidas nos municípios de Barcarena e Ipixuna, ambas no Pará, e promovem ensino escolar, artístico e ambiental. O “Luz do Amanhã”, criado em 2004, é exercido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e ensina alunos de 3 a 6 anos da Escola Pica-Pau Amarelo, localizada na Vila do Conde. No total, dez professores e 260 alunos participam desta iniciativa.
O outro programa vencedor, o de Educação Ambiental, é desenvolvido desde 2003. Capacita professores por meio de módulos explicativos sobre o meio ambiente, os hábitos e cultura da comunidade. Mais de 100 integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Barcarena participaram do treinamento.
Jacilaine Souza, Assistente Social da Imerys, afirma que a premiação prova o trabalho positivo e evolutivo dos programas. “As duas iniciativas foram analisadas. Isso mostra que conseguimos atingir objetivos, principalmente os de sustentabilidade. As escolas recebem melhoria não só no ensino como também na infraestrutura. Vamos continuar o investimento”, ressalta.
A Coordenadora da Escola Batista Campos (instituição localizada também na Vila do Conde), Mariléa Araújo, afirma que o Programa de Educação Ambiental é repassado aos alunos tanto na escola quanto nas atividades externas de lazer e arte. “Esse trabalho cria um ciclo de aprendizado importante para o compromisso social na nossa região. O prêmio é merecido”, disse.
Todos os projetos inscritos no prêmio foram avaliados pelo Comitê Global de Desenvolvimento Sustentável, do Grupo Imerys. Foram levados em consideração a qualidade do projeto, a consistência e o foco no investimento da educação de comunidades locais.
A Imerys Rio Capim Caulim é uma empresa produtora do mineral caulim. A partir do beneficiamento deste é gerado o papel, as pílulas de remédios e até produtos de beleza.

Fonte: Jornal do IBRAM

Nenhum comentário: