6 de maio de 2009

RBMC-IP

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passa a disponibilizar, a partir do dia 6 de maio, um serviço online gratuito, o RBMC-IP, que pela primeira vez vai permitir a obtenção, em tempo real, de coordenadas (latitude, longitude e altitude) de melhor qualidade por usuários de equipamentos de GPS que possuam acesso à internet sem fio, como os utilizados para controle de frota, locomoção, navegação marítima, agricultura, etc..

Lançamento

Haverá um lançamento para usuários hoje (6/5), às 15h, no auditório do Centro de Documentação e Disseminação de Informações, rua General Canabarro, 706, Maracanã, Rio de Janeiro. Na ocasião, será feita uma demonstração do funcionamento do RBMC-IP.

O serviço consiste na transmissão em tempo real, pela internet, das observações coletadas em 26 das 60 estações GPS de operação contínua espalhadas pelo território nacional, pertencentes à Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC), mantida pelo IBGE.

Ao utilizá-lo, um usuário que esteja em terra ou no mar poderá melhorar em dez a cem vezes a precisão do conhecimento da sua posição em relação àquela fornecida pelo GPS sozinho.
Para fazer uso do RBMC-IP, é preciso se cadastrar no site www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/rbmc/ntrip.

Um comentário:

Anônimo disse...

O SECRETARIO DE FINANÇAS É SOBRINHO DO PRESIDENTE DA CAMARA E DO PREFEITO DE FATO, DE DIREITO SÓ PRIMEIRO DAMO,JUCELINO.

Jucelino Alvez Rodrigues "o mais sujo que pau de galinheiro" no TCM (TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICIPIOS).