22 de abril de 2009

A Farra quer continuar...

Do Congresso em Foco:

Daniela Lima e Renata Camargo

O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), disse nesta quarta-feira (22) que a Casa poderá eliminar a verba indenizatória para possibilitar o aumento de salário dos parlamentares. Como adiantou o Congresso em Foco, o primeiro secretário, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG) prepara um estudo sobre quando custa aos cofres públicos um deputado federal (leia).

Para equacionar o aumento salarial, Temer afirma que a Câmara precisa reduzir gastos internos. “Primeiro, seria a possível eliminação da verba indenizatória, reveladora de economia. No tocante às passagens, já houve um corte de 20% no crédito de passagens”, disse Temer. “Mas esse é um assunto que não vou tratar agora nem a Mesa não vai tratar, nós só trataremos disso mais adiante”, considerou.

Segundo Temer, a Casa estuda apresentar uma proposta de emenda à Constituição desvinculando o aumento salarial dos deputados federais ao dos deputados estaduais. A medida evitaria o chamado "efeito cascata", no qual o reajuste salarial federal leva a um aumento de custos nos cofres públicos dos municípios e estados.

“Para não gerar o efeito cascata, muitos estão propondo uma proposta de emenda constitucional que faça a desvinculação. De resto atenderia ao princípio federativo, em que cada estado e município faria o que acha que tem que fazer. Ou aumento proporcionou ou ganha o mesmo que o deputado federal, mas não haverá uma vinculação”, declarou.

E o efeito cascata vai ser mais prejudicial ao bolso do eleitor. Assembléias e Câmaras vem à reboque dos aumentos dos parlamentares federais.

Nenhum comentário: