18 de abril de 2009

Baixando...

As maiores siderúrgicas do Japão e as grandes mineradoras devem chegar a um acordo para reduzir os preços do minério de ferro em 30% no atual ano fiscal, na comparação com os valores do ano passado, informou o jornal japonês Sankei Shimbun, em sua edição de ontem. Nippon Steel e outras grandes siderúrgicas estão em negociações com a BHP Billiton e outras companhias para o preço que deve ser cobrado pelo minério até março de 2010.

Segundo o jornal, um acordo provocaria uma redução dos custos dos fabricantes de eletroeletrônicos, setor que tem sido muito prejudicado pela crise no país. Na semana passada, a sul-coreana Posco, quarto maior grupo siderúrgico do mundo, informou ter acertado um acordo preliminar com a mineradora Rio Tinto para um desconto de 20% nos preços do minério de ferro em contratos de longo prazo. Mas a siderúrgica afirmou que ainda buscava um acordo para corte de 45% a 50% em relação aos preços firmados no acordo 2007/2008.

Em oposição às notícias de descontos às siderúrgicas, o preço do minério de ferro tem descontos das empresas produtoras aos compradores.


Nenhum comentário: