22 de fevereiro de 2009

Brincando com a População

O programa "Quem ama Cuida" quer brincar de "faz de conta".

Segundo reportagem publicada pelo site Província do Tapajós, o coordenador do programa vai mandar aplicar multas em quem está desrespeitando as orientações em relação à disposição do lixo urbano.
E anuncia textualmente:

"Geralmente esses restos de ossadas e outros detritos que entram em decomposição e atraem urubus são levados pelos carroceiros contratados pelos açougues e supermercados. Os carroceiros também estarão sendo contatados a respeito do problema para que possam colaborar evitando emporcalhar a cidade. Quanto à retirada de entulhos e lixos, os moradores podem jogá-los na área da usina, outros tipos de lixos como ossadas, animais mortos serão jogados no lixão".
Acho que as entidades organizadas de Itaituba deveriam brigar para que a Prefeitura tomasse vergonha e construísse (com a devida urgência) um aterro sanitário controlado. Onde se pudesse dispor o lixo urbano para reaproveitamento do material organico (em forma de adubo), do material dito reciclável para aumentar a renda da população.

O Decreto Federal Nº 5.940, de 25 de outubro 2006 institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, e dá outras providências.
E o que a prefeitura local faz com seus resíduos? Separa? Destina às associações e cooperativas de catadores ? Ou só joga no lixão?
Alguém da prefeitura sabe o que significa A3P?

Tem que haver mais respeito com a população. E esta cobrança de tributos deve ser evitada, enquanto a prefeitura não fizer a sua parte.

Parem de brincar. Administre, prefeito!



Nenhum comentário: