5 de novembro de 2008

The First Past the Post

Nem sei se este artigo do mestrando em Ciência Política, Breno Messias Leite, publicado no Quinta Emenda se refere somente ao que aconteceu em Manaus. Talvez sim, por ser o local onde um único candidato à reeleição entre as capitais do país não logrou êxito.
Mas poderíamos estender o tapete às outras paragens onde o prefeito atual não conseguiu seu intento.

Um desses lugares é Jacareacanga.
Lá o prefeito mostrou que não tem autoridade. Nem moral.
Lá foi mostrado que a perseguição política desencadeada através de intimidações, ameaças e demissões não surtiu o efeito esperado.
Lá foi mostrado que as obras não realizadas - mesmo tendo sido apresentadas em prestação de contas vergonhosas e que a "casa da noca local" aceita - pesam demais no processo eleitoral.
Lá foi mostrado que os "urubus" não representam a vontade popular em sufrágio universal de votos. Por isso foi o fona nas eleições.

Mas o prefeito atual não aceita o princípio do "the first past the post" (ou traduzindo literalmente, o vencedor leva tudo) e tenta, através de "papo furado" convencer seus eleitores de que será o prefeito em 2009.
Nenhuma, notem bem, nenhuma ação judicial pugnada o fará prefeito em Jacareacanga em 2009.
Vejamos porque:
  • Se o prefeito eleito for cassado e o RESPE do Eduardo Azevedo for deferido, em 2009 o prefeito seria o candidato do PMDB;
  • Se o prefeito for cassado e a RESPE de Eduardo Azevedo for indeferida teria que haver nova eleição por lá;
  • Se tudo ficar como está, isto é, o prefeito continuar prefeito e a RESPE do Eduardo for deferida, o atual continuará sendo fona e não será prefeito.
Outra coisa bem definida: nada fará com que haja mudanças no quadro dos vereadores eleitos e, ninguém deve esquecer que o cargo não é do vereador, mas do partido.

Um comentário:

Anônimo disse...

Em Novo Progresso as situações são muito parecidas, com um agravante muito sério a quadrilha do prefeito derrotado provocou a fuga do Juiz e Promotor sob ameaças.

O prefeito(Petista de carterrinha) derrotado dizia ter o apoio:
Da Governadora
Do Paulo Rocha
Do Pedro Aquino
Do Wilmar Freire
De 96% dos madeireiros