24 de outubro de 2008

BR 163 e FAO

O representante da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) no Brasil, José Tubino, esteve com a secretária de governo, Ana Cláudia Cardoso, na quinta-feira (23), para comunicar ao Governo do Estado a assinatura do Projeto de Cooperação Técnica "Manejo Florestal, apoio à produção sustentável e fortalecimento da sociedade civil na Amazônia brasileira".

O projeto prevê o apoio em forma de recursos humanos e financeiros para consolidar o primeiro distrito florestal na BR 163 (Cuiabá-Santarém), além de contribuir para a prevenção, o controle do desmatamento e destruição na área da rodovia. A organização pretende trabalhar com as concessões florestais, identificando áreas, capacitando pessoas e o poder público e informando a população. Eles também querem apoiar o comércio solidário e a pequena produção rural.

Segundo José Tubino, estão previstos cerca de seis milhões de euros para serem usados em ações que complementem as atividades já desenvolvidas pelo governo federal, por meio do Plano BR-163 Sustentável, com o foco em três componentes: manejo das florestas públicas no distrito florestal; apoio às iniciativas de produção sustentável e fortalecimento da sociedade civil. A base do projeto será Santarém, onde está sendo instalado o escritório com a equipe técnica do projeto. A previsão é que o ele comece a ser executado a partir de janeiro de 2009.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário: