6 de agosto de 2008

Comentário do Zé Povinho no Blog do Jeso

"O comentário de “Tiririca” é emblemático. Diz, sem hipocrisia, o que acontece em Santarém. Tiririca é a cara do povo de Santarém. Tiririca não tem rosto, não tem etnia, Tiririca é um pouco de cada cidadão de Santarém.
É o tipo do sujeito que ouve brega, se orgulha de “beber, cair e levantar”. Tirica mora numa rua onde ou tem vala ou tem poeira e nunca reclamou, nunca se juntou com os vizinhos pra cobrar dos responsáveis que cumprissem a lei e tornassem a rua transitável e digna.
Tiririca não limpa a sua calçada, está cheia de mato e lixo. Tiririca joga seu esgoto na frente de casa, não se incomoda com o mau cheiro e coloca uma tábua pra passar sobre a lama pra entrar em casa. Tiririca fez um gato para sua energia. Tiririca nunca foi numa reunião de pais e mestres para saber o andamento de seu filho na escola. Tiririca nunca foi na escola de seus filhos. Tiririca acha bonito sua filha sair com 13 anos para “raparigar” vestida como prostituta e banca uma de bom pai quando ela engravida aos 15.
Tiririca não lembra em quem votou na ultima eleição. Tiririca não sabe pra que serve um vereador. Tiririca não sabe onde é a Câmara. Tiririca assiste novela da Globo e Rota 5 e se “indiguina” com apresentadores que tem sotaque de cearense falsificado mas aproveita o almoço pra dormir e esquece das barbáries. Tiririca não tem cultura. Tiririca não conhece a cidade, não conhece sua história, não sabe de onde veio nem pra onde vai. Cultura pra Tiririca é boi de Parintins e música regional é calipso.
Tiririca não tem emprego fixo, sonha com um emprego na prefeitura (ou manter o que conseguiu) por indicação da atual gestão, ou da próxima. Tiririca não quer concurso, não se qualifica, não batalha. Tiririca pode até ter curso superior, pois em Santarém, ter curso superior é ser um Tiririca diplomado. Tiriricas acadêmicos são alienados, não se organizam, não protestam, não debatem, não instigam, deixam a vida os levar nos shoppings educacionais e depois agarram-se no primeiro concurso que aparecer para virarem Tiriricas públicos, perpetuando a vida Tiririca por mais gerações.
Tirirca se aproveita da situação para conseguir migalhas e com elas sobrevive, compra cerveja, carne de procedência duvidosa e reclama do preço do peixe e do arroz. Tiririca precisa defender seu empregador, custe o que custar. Tiririca precisa empregar sua mulher, sua filha e sua prima na prefeitura. Tirirca pegou empréstimo em financeira para comprar uma moto.
O filho de Tiririca foi mototaxista, hoje está em casa, numa rede enxotando as moscas que pousam sobre os pinos de suas pernas esperando a fratura sarar. Tririca tem conhecidos que tem amigos no governo, conta com eles pra conseguir o que não conseguiria por competência própria se o estado fosse justo com todos. Tiririca tem medo de mudanças, acha absurdo ter deveres, só tem direitos. Tiririca acha que quem está no governo pode tudo porque “ganhou” e “levar” uma comissão faz parte do jogo.
Tiririca não acha que o público é dele. Público para Tiririca ou é dos outros ou é de ninguém, nunca é dele. Tiririca não vê problema em votar em quem tem processos. Tiririca não acha estranha a foto de candidatas maquiadas e transfiguradas que administram governos igualmente maquiados e transfigurados.
Tirirca não pensa no futuro, Tiririca quer o agora, quer asfalto, quer praça, quer shows de brega, pouco importa se colocarão esgoto, drenagem, calçadas nas ruas. Pouco importa a Tiririca se o asfalto durará 6 meses e tanto faz se custará 5 vezes mais, o que interessa para Tiririca é poder sentar na sua calçada no fim de tarde e jogar conversa fora, mesmo que o calor aumente com o novo e reluzente asfalto.
Tiririca é seu vizinho, todo mundo conhece um Tiririca. Alguns de voces também são Tiriricas. Todos nós temos um pouco de Tiririca, uns mais, outros menos.
Nesta eleição, a democracia será exercida plenamente. Os candidatos são o retrato mais fiel do povo santareno: Perdidos, oportunistas, interesseiros, nepotistas, perdulários, preguiçosos, alienados, falsos, desleixados, corruptos, com mau gosto e se vendem pra quem pagar mais. Um povo “fantárdigo” merece candidatos ainda mais “fantárdigos”.
Candidatos Tiriricas, para um povo Tiririca.
Viva o atraso, viva a miséria!
VOTE NULO!"

Nenhum comentário: